Uso simultâneo de máscara cirúrgica e de tecido pode reduzir o risco de transmissão da COVID-19

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelam que o uso simultâneo das máscaras pode impedir a transmissão do vírus em 95%. Veja como se proteger:

Publicado em:

Por

Uso simultâneo de máscara cirúrgica e de tecido pode reduzir o risco de transmissão da COVID-19

De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência americana do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, o uso de máscara cirúrgica junto com uma de tecido pode reduzir o risco de transmissão da COVID-19 em 95%. A dupla camada proporciona um ajuste mais apertado ao redor do rosto, impedindo o contágio de outras pessoas, e também garantindo uma proteção maior contra gotículas respiratórias.

A eficiência pode variar dependendo do modelo de ambas as máscaras. Para garantir a proteção, é importante que a boca e o nariz estejam, ao mesmo tempo, cobertos e que ambas as máscaras estejam bem ajustadas no rosto.

Ainda de acordo com o CDC, as máscaras devem ser usadas em todo e qualquer local público (isso inclui transportes públicos, supermercados, lojas, ruas etc.), em ambientes (abertos ou fechados) com pessoas que não moram com você, e dentro de casa, caso alguém que more com você esteja com os sintomas da COVID-19.

As máscaras apenas não devem ser utilizadas por crianças com menos de 2 anos de idade e pessoas cujo os problemas médicos impedem o uso da máscara.

O que é a mascara cirúrgica e onde encontrar

As máscaras cirúrgicas são máscaras descartáveis de uso individual muito usadas por profissionais de saúde durante cirurgias. O material pode variar, mas elas geralmente são feitas por camadas de polipropileno, que filtram partículas menores que tecidos comuns.

A eficiência da máscara irá depender da quantidade de camadas e do material. Para a proteção contra o coronavírus, é ideal o uso de máscaras cirúrgicas com mais de 2 camadas de polipropileno.

O uso das máscaras cirúrgicas impedem que o usuário transmita o vírus para outras pessoas. Elas podem ser encontradas à venda em farmácias, lojas de artigos hospitalares e lojas de equipamentos de proteção individual (EPI).

O que é a mascara de tecido e onde encontrar

As máscaras de tecido são reutilizáveis e podem ser feitas de materiais diversos e camadas variáveis. O mais adequado é que a máscara seja feita de 3 camadas de polipropileno e algodão.

As máscaras de pano são indicadas apenas para evitar a transmissão do vírus, pois não há eficácia de filtragem comprovada. A vantagem dela em relação às máscaras cirúrgicas é a possibilidade de reuso.

É possível encontrar máscaras de tecido para compra disponíveis em diversos locais, principalmente através de microempreendedores. Com o anúncio da pandemia, costureiras e artesãos brasileiros tiveram reduções drásticas nos pedidos e recorreram para a produção de máscaras de tecido. Atualmente, muitas dessas pessoas têm a produção de máscaras como única fonte de renda.

Qual o melhor tipo de máscara

Ao escolher uma máscara para se proteger do coronavírus, é importante considerar o material e o ajuste dela no rosto. O ideal são máscaras com 2 a 3 camadas de pano e que impedem que partículas escapem pelas laterais.

Quanto à eficiência, as máscaras mais indicadas são as N95 e a máscara cirúrgica de 3 camadas. Já para máscaras de tecido, o ideal é que ela seja de 3 camadas que misturam polipropileno e algodão.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e publicado em setembro na revista Science, organizou as máscaras da mais eficiente para menos eficiente em uma lista. Veja abaixo:

  1. N95
  2. Máscara cirúrgica de 3 camadas
  3. Máscara de 3 camadas de polipropileno e algodão
  4. Máscaras de 2 camadas de polipropileno
  5. Máscara plissada de 2 camadas de algodão
  6. N95 com válvula
  7. Máscara de algodão de 2 camadas
  8. Máscara de algodão de 1 camada de poliéster
  9. Máscara plissada de algodão de 1 camadas
  10. Máscara plissada de algodão de 2 camadas
  11. Máscara de tricô
  12. Bandana de duas camadas

Como testar a qualidade da máscara em casa

Para testar a qualidade de sua máscara, você pode realizar dois testes em casa. Primeiro, segure a máscara acima do rosto e observe se há passagem de luz pelo material. O ideal é que a máscara bloqueie a iluminação. No segundo teste, vista a máscara e tente assoprar a chama de uma vela, fósforo ou isqueiro. Uma máscara eficiente impedirá que a chama se apague facilmente.

É importante que sua máscara se adapte ao seu rosto e que impossibilite a passagem de gotículas respiratórias. Por isso, escolha máscaras com bom ajuste, máscaras com mais de 2 camada e com ajuste nasal.

Você também pode optar por usar duas máscaras: Uma máscara de tecido acima de uma descartável. Apenas não se deve usar duas máscaras descartáveis juntas, ou usar outra máscara em conjunto com a N95.

Para maior proteção, é recomendado o uso de máscara N95 ou PFF2 sem válvula, cujo a filtragem é superior às máscaras de tecido.

Como usar as máscaras cirúrgica e de pano

Antes de colocar a máscara, escolha a que melhor se adapte ao seu formato de rosto, seja ela cirúrgica ou de pano. Máscaras que possuem ajuste nasal são melhores opções para assegurar que não haverá passagem de gotículas respiratórias.

  • Higienize bem as mãos antes de tocar na máscara, pode ser com água e sabão, ou álcool em gel.
  • Verifique se a máscara possui algum defeito, como buracos. Caso possua, ela deverá ser descartada.
  • Coloque-a no rosto, verificando se está na posição correta. Caso a máscara possua ajustes de metal, aperte-o para que ela molde ao seu rosto. Se necessário, amarre o elástico antes de prendê-los às orelhas para impedir espaço entre o rosto e a máscara.
  • Caso molhadas, troque-as por uma nova.
  • Evite encostar na máscara e, caso toque, higienize bem as mãos.
  • Ao retirar a máscara, nunca encoste na parte da frente.

As dicas servem para qualquer tipo de máscara. Caso deseje utilizar duas máscaras para garantir maior segurança e proteção, siga os passos para vestir a máscara cirúrgica e, depois, repita-os ao colocar a máscara de tecido por cima.

Garanta que não há dificuldade para respirar ao combinar dois tipos de máscara e que elas não bloqueiam sua visão.

Foto de capa: Karolina Grabowska no Pexels

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR