Aniversário do Museu Ciência e Vida é celebrado com duas novas exposições
“Pelos caminhos do SUS” e “Imagens do céu, ontem e hoje” estreiam juntas no Museu
Publicado em:
Para comemorar o seu 13º aniversário, o Museu Ciência e Vida da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, convida o público para a abertura de duas novas exposições: “Pelos caminhos do SUS” e “Imagens do céu, ontem e hoje”. As mostras serão inauguradas no dia 23 de agosto, às 14h, e têm entrada gratuita. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e está localizado na Rua Ailton da Costa, s/nº, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
“O Museu Ciência e Vida é um importante espaço educacional, de cultura, tecnologia e divulgação científica na Baixada Fluminense e comemora 13 anos com a abertura de novas exposições para o público. Você é nosso convidado para estarmos juntos nesse momento tão especial para o museu, que se consolida como uma instituição dinâmica, com oficinas, eventos, atividades para diversos públicos, contribuindo efetivamente para uma dinâmica interdisciplinar do conhecimento”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.
Ao comentar o aniversário do Museu Ciência e Vida, Mônica Dahmouche, professora associada da Fundação Cecierj, lembrou da sua inauguração e disse que a sua implantação foi desafiadora e extremamente gratificante. “A população recebeu o espaço muito bem. Diferente da maioria dos museus de ciência, o público do Museu Ciência e Vida é, majoritariamente, espontâneo, o que mostra que a população se apropria do espaço, desde seus primeiros dias. Nada melhor que trazer uma nova exposição para o visitante desfrutar”, afirmou.
As exposições
A proposta da exposição “Pelos caminhos do SUS” do Museu da Vida Fiocruz, que agora chega no Museu Ciência e Vida, é envolver o visitante em um debate sobre os processos de desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. Composta por 16 painéis, a mostra está dividida em quatro módulos e faz uso das linguagens urbanas, com elementos da construção civil e da arte de rua, em alusão a um sistema que segue em constante transformação.
A curadoria é de Carmen Evelyn Mourão, Heliton Barros, Hilda Gomes e Maria Paula Bonatto, e conta com a colaboração das produtoras Milena Monteiro e Marta Fabíola Mayrink. “A exposição ‘Pelos caminhos do SUS’ nos permite conhecer um pouco mais sobre o nosso sistema de saúde, que é extremamente importante em função da sua capilaridade por todo o país e mostrou a sua pujança durante a pandemia”, disse Mônica Dahmouche.
O ponto de partida de “Imagens do céu, ontem e hoje” é a Astronomia da Bandeira do Brasil e baseia-se em uma atividade de divulgação já tradicional no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O conteúdo está distribuído em mais de 500 páginas de texto divididas em quatro módulos: “O Universo”, “Espectroscopia”, “Telescópios” e “Observando o céu e a astronomia na Bandeira do Brasil”. A exposição inclui experimentos interativos, maquetes e réplicas.
SERVIÇO
Exposições simultâneas “Pelos caminhos do SUS” e “Imagens do céu, ontem e hoje”
Abertura: 23/8, às 14h
Horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Ailton da Costa, no bairro 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias
Foto de capa: Filipe Dutra