Rio Innovation Week: O que é? Qual a conexão com a Baixada Fluminense?

Publicado em:

Por

A Rio Innovation Week chega na sua quarta edição, nos dias 13 a 16 de agosto, se firmando como maior conferência global de tecnologia e inovação. A cada edição grandes nomes de alcance mundial fazem parte da programação, que conta com nomes de peso no palco, na plateia e nos bastidores – marcas como Petrobras, Coca-Cola, Stellantis e vários outros de atuação nacional compõem a barra de logotipos de patrocinadores e apoiadores.

De tamanho colossal, o evento é uma grande oportunidade para conhecer de perto alguns dos principais avanços tecnológicos em diferentes segmentos. Drone para otimização das plantações em fazendas? Tem. Startups com ideias revolucionárias esperando um investidor? Tem também. Na última edição deu até pra ver o Gabriel, da pizzaria Borda & Lenha, de rolé entre os visitantes – quem não enlouqueceu com o pitch dele no Shark Tank?

O que impressiona também é perceber que o rolé acontece no centro do Rio de Janeiro – a gente tá falando de 20 km de distância da Baixada Fluminense.

Geograficamente, a Baixada Fluminense vai estar mais perto de um dos mais importantes palcos do mundo do que a Barra da Tijuca. Mas qual é a verdadeira distância entre o lado de cá da Linha Vermelha e os Armazéns da zona portuária onde as discussões acontecem?

É fundamental conectar o território com as discussões globais

Pra dar um exemplo bem simples de como o que acontece na RIW afeta a Baixada Fluminense, preciso contar um causo: na última edição pilotei um carro da GWM, uma das chinesas que está trazendo o carro elétrico para o Brasil. Pra muita gente o assunto “carro elétrico” ainda é coisa de outro mundo, coisa do futuro mesmo, sabe? Mas pra outros isso já é uma realidade.

Fiz um test-drive que mudou meu pensamento sobre esses veículos. São carros silenciosos e extremamente potentes – pelo menos na arrancada, que é a parte mais importante para quem roda nas cidades. Acelerei um Haval pelas ruas da zona portuária e senti no presente como poderá ser o carro do futuro.

De volta para o território, um ano depois, já é possível ver lojas de carros elétricos sendo instaladas na região. Especialmente a BYD, outra chinesa fabricante de elétricos, já tem loja em Nova Iguaçu e São João de Meriti.

O mecânico que ficou atento ao assunto lá atrás já está estudando e se preparando para colocar as mãos nesses brinquedos.

Urgência climática a gente sente na pele

Um dos muitos temas que vão estar na mesa é a urgência climática, um assunto que a Baixada Fluminense conhece muito bem. Talvez, num primeiro olhar, o leitor pense nas calotas polares, nos terremotos e maremotos… Mas infelizmente dá pra fazer uma lista de situações climáticas fora do comum que vivemos recentemente no território:

  • Até hoje milhares de pessoas da Baixada Fluminense esperam pelo Cartão Recomeçar pra tentar mitigar os efeitos das enchentes do início do ano;
  • Ainda dá pra ver nas ruas de Nova Iguaçu alguns veículos que sofreram com aquela chuva de granizo fora do normal que aconteceu em 2019!
  • E o “veranico” que aconteceu essa semana, gente?

Os efeitos da crise climática foram sentidos especialmente nas enchentes do início do ano. Existe uma região em São João de Meriti, margeando o Rio Pavuna, com casas que foram abandonadas pelas pessoas que viram a água levar tudo. Há relatos da água chegar a 3 metros de altura durante a enchente.

Empreendedorismo

Enquanto alguns empreendem para tentar vencer o jogo do capitalismo, outros o fazem para ter uma chance de garantir o mínimo de sustento. E a RIW reúne milhares de empreendedores, desde CEOs com orçamentos de bilhões até a turma do MEI (Microempreendedor Individual). É a oportunidade de conhecer empreendedores em diferentes estágios para repensar seus negócios e também de conhecer ferramentas para seguir em frente na arte de empreender.

E sobre isso estamos falando da moça que abre um centro de estética na garagem de casa, do menino que se esforça para comprar uma moto e fazer uns serviços de motoboy e também do amigo que tá na CLT cruzando a metrópole todo dia sonhando em começar sua lojinha de capa de celular lá em Queimados.

Site da Baixada estará novamente na Rio Innovation

Mais uma vez tivemos a credencial aprovada para ocupar esse espaço e pensar formas de o território participar ativamente da discussão. O Site da Baixada desembarca na Rio Innovation Week com uma missão ainda maior do que se debruçar sobre o tamanho do evento, como fizemos na última edição. Agora queremos conectar diretamente algumas das pautas com o território e trazer para os leitores uma tradução livre do que está acontecendo no mundo que impacta a nossa região.

Quem sabe essas pontes se tornam anotações para discutir com os leitores e outros comunicadores atuantes na Baixada Fluminense? A missão desse ano é muito maior do que registrar em fotos e vídeos. Mas sobre o audiovisual também esperamos gerar conteúdos que informam e divertem a turma que segue nas redes sociais.

Se você vai na Rio Innovation Week, convidamos você a se manifestar nos comentários da matéria.

Para quem quiser acompanhar em tempo real, traremos bastante coisa nos stories do instagram. Segue lá: instagram.com/sitedabaixada

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site da Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.