Baixada Fluminense receberá encontro de profissionais da cultura hip hop
Publicado em:
O projeto Hip Hop Conhecimento chega ao seu segundo ano reunindo artistas e profissionais da cultura Hip Hop em uma série de 5 encontros com workshops e palestras seguidos de pockets shows, em que serão discutidos diversos temas relacionados a profissionalização do movimento em todas as suas vertentes. “É um projeto que pretende investir na difusão do 5º elemento da cultura Hip Hop, o conhecimento”, explica Marcão Baixada, curador do projeto e um dos principais nomes em ascensão da cena Hip Hop do estado do Rio de Janeiro.
O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.
O projeto será realizado gratuitamente entre agosto e outubro de 2017 em 4 cidades da Baixada Fluminense: Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita e Belford Roxo. O seu início será dia 24 de agosto, às 19h, no Soma Hub, em Caxias, com a participação de Wilmore Oliveira, fotógrafo da turnê do rapper Marcelo D2 e do coletivo I Hate Flash, que abordará o tema “Fotografia: de Olho na Rua” em que apresentará a questão do registro e desenvolvimento da memória da atual cena do Hip Hop no Rio de Janeiro. O pocket show ficará por conta do rapper BZ, morador da Vila Operária.
Além da fotografia, a programação contempla os seguintes temas: “Multilinguagens e estéticas do feminismo”, “Beatmakers: Dos Home Studios aos selos”, “Conexão Skate”, “Rima na Rua”. Com a participação de importantes artistas, músicos e produtores do Movimento Hip Hop do estado, tais como Panmela Castro, Yas Werneck, Ademar Luquinhas, DJ set Dree, Goribeatzz, Gunjah Clan, Cesar Schwenck, Jota Rosário, NT e Autonomia.
Rodrigo Caetano, produtor e idealizador do projeto, explica que: “A curadoria do projeto foca em usar o Hip Hop como algo transcultural que perpassa diversas questões para além do artístico. E essas questões são pouco abordadas fora dos ambientes diferentes dos acadêmicos ou institucionais.” E complementa: “A ideia, na realidade, é discutir temas que passam transversalmente pelo Hip Hop, mas que abordam questões que vão de conscientização política, valorização das minorias, ampliação de direitos até economia criativa, desenvolvimento e mercado artístico”
O Hip Hop é uma cultura formada por 4 elementos: Break, DJ, MC e Graffiti. O Conhecimento é considerado por muitos o 5° elemento e a chave para o desenvolvimento do praticante de qualquer um de seus 4 primeiros elementos. Partindo desse raciocínio e enxergando a cultura Hip Hop como uma ferramenta que abrange desde a ampliação de direitos, o entretenimento e também as atividades econômicas, em 2016 surgiu o projeto Hip Hop Conhecimento, com apoio da SEC/RJ, por meio do edital de microprojetos, visando estimular e munir de informação jovens da região da Baixada Fluminense, adeptos e praticantes do segmento, sendo realizado em 3 municípios da Baixada Fluminense (Queimados, Nilópolis e Nova Iguaçu) e tendo recebido grandes artistas como DJ Machintal, Dudu de Morro Agudo, Kajaman e o grafiteiro André “Kajaman” Lourenço, através de rodas de bate papo com artistas em início de carreira na Baixada Fluminense.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Agosto
24/08 | quinta-feira | 16h
Convidado: Wilmore Oliveira | fotógrafo do rapper Marcelo D2 e do coletivo I Hate Flash
Tema: Fotografia: de Olho na Rua
Pocket Show: BZ
Local: Soma Hub | Caxias
Endereço: Rua General Camara,18 – 25 de agosto – Duque de Caxias (Em frente a 59º DP)
Setembro
03/09 | sábado | 16h
Convidado: Goribeatzz | Produtor do Studio Setor e organizador de encontros de beatmakers e batalhas de beats
Tema: Dos home studios aos selos – Processo criativo e valorização dos beatmakers e produtores musicais
Pocket Show: Gunjah Clan
Local: Centro Cultural Donana | Belford Roxo
Endereço: R. Aguapeí, 197 – Areia Branca, Belford Roxo
16/09 | sábado | 19h
Convidada: Ademar Luquinhas | Fundador da Ademáfia e do Baile do Ademar
Tema: Conexão Skate – Como o esporte se conecta e comunica com o mundo e a cena musical na era da internet
Pocket Show: DJ set Dree
Local: Soma Hub | Caxias
Endereço: Rua General Câmara 18 – 25 de agosto – Duque de Caxias (Em frente a 59º DP)
30/09 | sábado | 16h
Convidada: Panmela Castro | artista visual e fundadora da Rede Nami
Tema: Multilinguagens e estéticas do feminismo
Pocket Show: Yas Werneck
Local: Instituto Enraizados | Nova Iguaçu
Endereço: R. Pres. Kenedy, 41 – Morro Agudo, Nova Iguaçu
Outubro
14/10 | sábado| 16h
Convidados: Cesar Schwenck (Fundador da Brutal Crew e organizador da Batalha do Real) + Jota Rosário (DJ e produtor da festa Guetto) + NT (MC e produtor da Roda Cultural da Praça da Telemar (RCPT)
Tema: Rima na Rua – O fenômeno das batalhas de MCs e Rodas de Rima e logística em eventos de rua
Pocket Show: Autonomia
Local: Espaço Cultural BF | Mesquita
Endereço: Av. Baronesa de Mesquita, 96 – Centro, Mesquita
SERVIÇO
HIP HOP CONHECIMENTO – #1
Bate-papo com Wilmore Oliveira (fotógrafo do rapper Marcelo D2 e do coletivo I Hate Flash) + Pocket Show com BZ + Batalha da Egrégora
Entrada Franca
Quando: 24 de agosto, 16h
Local: Soma Hub
Endereço: Rua General Camara, 18 – 25 de agosto – Duque de Caxias (Em frente a 59º DP)
Produção: Entretere e Horizontal Produções
Apoio: CDM Filmes / Egrégora Duque de Caxias / Soma Hub
Design: DesignLinhadas
Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/135535273720301