Nova Iguaçu recebe oficina de purpurina ecológica

Publicado em:

Por

Assim como os esfoliantes, as purpurinas são microesferas plásticas. Essas microesferas descem pelo esgoto e como não são filtradas acabam parando, no fim do ciclo, direto nos oceanos. Como a purpurina tem ganhado ainda mais importância nos looks de carnaval em todo o país, o Sesc Nova Iguaçu, pensando nessa tendência, ganha uma Oficina de Purpurina Ecológica, nos dias 10 a 13, entre 13h e 17h. O objetivo é que os foliões criem sua própria purpurina com pigmentos naturais e possam curtir a folia da forma mais sustentável possível.

Além da oficina de purpurina ecológica, o Sesc RJ preparou uma ampla programação para o mês de fevereiro dedicada à diversão de toda a família durante o Carnaval. Entre os dias 1 e 13 de fevereiro, diversas unidades na cidade do Rio de Janeiro e do interior do estado, receberão atividades que incluem de blocos carnavalescos a oficina de Purpurina ecológica, além de muitas outras atrações como atividades com instrumentos musicais alternativos, Baile de Carnaval para idosos, fanfarra, Cortejo com de Bonecos Gigantes, e muitas outras atrações.  

Maratona Musical

A maratona musical de Carnaval começou no Sesc Nova Iguaçu, no dia 1º de fevereiro, com a Sinfônica Ambulante, uma fanfarra contagiante que passeia sem medo por todos os estilos, desde sambas ao maracatu e salsa. No dia seguinte, a folia chega ao Sesc São João de Meriti, com a apresentação do Trio Rapina, um encontro de músicos interessados no resgate do cancioneiro popular brasileiro, acostumados a se apresentar em intervenções artísticas nas ruas do Rio de Janeiro.

Oficinas e Baile de Carnaval para idosos

Ao longo do mês de fevereiro, várias unidades receberão ações diferentes voltadas para o público de todas as idades. Entre as oficinas, destaque para a de confecção de adereços divertidos para cabelos – como arcos, tiaras, presilhas e elásticos – máscaras e fantasias, com temática do carnaval. Os adereços são feitos de forma artesanal, com materiais reaproveitáveis e os métodos utilizados serão simplificados, possibilitando que pessoas com pouca experiência em técnicas manuais absorvam o conteúdo e produzam peças com desenvoltura.

Na unidade de Engenho de Dentro, haverá oficinas de Ritmos Carnavalescos – Samba, Frevo, Axé, Maculelê, Maracatu e Marchinhas além e recreação destinada para as crianças e seus familiares com brincadeiras e músicas carnavalescas. A programação de carnaval também chega ao interior. No Sesc Barra Mansa, por exemplo, haverá oficinas de tênis de mesa, de minigolfe, de boliche além de atividade com DJ, que fará performance com músicas carnavalescas, marchinhas e músicas de verão, com o intuito de animar e movimentar a Unidade. Essa é uma interação para o desenvolvimento de atividades recreativas em conjunto com a Equipe do Esporte.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.