Confira a programação completa do EncontrArte 2019

Publicado em:

Por

Caravana Tonteria. A ‘Caravana Tonteria’ é um quarteto sob direção de Arrigo Barnabé, formado pela atriz Letícia Sabatella (composições e voz), pelo ator e multi-instrumentista Fernando Alves Pinto e dois outros músicos. Interpreta canções autorais de Letícia e de músicos como Chico Buarque, Colle Porter e outros. Dia 7 de novembro, às 19h. Censura: 12 anos.. SESC Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Distorções. Uma frase em uma etiqueta altera a rotina de duas funcionárias de uma lavanderia. Imaginando de onde o pedacinho de pano saiu, Uma e Outra mergulham em águas profundas de um mundo imaginário, onde “pedaço de roupa é pedaço de gente”. Pelas mãos dessas mulheres histórias de vida são passadas a limpo, torcidas e distorcidas. Dia 8 de novembro, às 19h. Censura: 12 anos. SESC Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Esperança da Revolta. Do Paquistão a Ruanda, de Paris a Porto Príncipe, de Sarajevo a Nova York, das montanhas de Damasco às vielas do Complexo do Alemão. A guerra contada em diversos pontos de vista: dos afetados aos massacrados; das mães aos que se explodem; dos que matam e dos que morrem. A única certeza é que não há vencedores, mas para alguns ainda resta alguma esperança. Dia 9 de novembro, às 19h. Censura: 14 anos. SESC Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito,10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Iara, o Encanto das Águas. Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Dia 10 de novembro, às 16h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito,10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Mostra E aí – EncontrArte Artes Integradas. Mostra artísticas de integração de linguagens e gêneros, com diversos coletivos da Baixada Fluminense, onde se apresentarão através de shows e performances, artes visuais, artes cênicas, literatura, fotografia, música, entre outros. A mostra é uma celebração das potencialidades artísticas de nossa região. Dia 11 de novembro, das 15h às 21h. Censura: Livre.  Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Rua Getúlio Vargas, 50, Centro.

A Menina e a Árvore. Vivendo em uma fazenda com a mãe, o irmão e o avô, uma garotinha não gosta de brincar sempre no mesmo lugar… Um belo dia ela decide caminhar para além do rio, se aventurando pelo inesperado. Em sua jornada a menina se depara com uma planta murcha. Na tentativa de salvar a pequena árvore, ela vai desbravar o caminho com coragem e muita curiosidade, passando por montanhas, rios e por uma floresta soturna cheia de mistérios. Dia 12 de novembro, às 10h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu.  Rua Dom Adriano Hipólito,10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Paulo Freire, o Andarilho da Utopia. Paulo Freire, o andarilho da utopia é um ato “cenopoético” inspirado na trajetória e obra do patrono da educação brasileira, indicado ao prêmio Nobel da Paz em 1993. Dia 12 de novembro, às 19h. Censura: Livre.  Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Rua Getúlio Vargas, 50, Centro. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Memórias de um Pequeno Grande Príncipe. Um avião cai. Dentro dele está o aviador: um homem sisudo, estressado e esquecido. Era preciso um choque para organizar seus pensamentos. Com isso, sua memória traz à tona os personagens simbólicos de sua vida: a Rosa, a Serpente, a Raposa, o Guarda-Chaves e o próprio Pequeno Príncipe. Além destes personagens o Pequeno Príncipe viaja “pelo universo” na intenção de encontrar seu lugar. Dia 13 de novembro, às 10h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu.  Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

A Palavra Progresso Na Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa.  Um olhar sobre as fronteiras que se erguem. Uma família que após a guerra retorna à sua antiga casa – agora queimada e arruinada – para continuar sua vida ou aquilo que lhe resta dela. Atravessada por novas divisas sociais e morais, ela se encontra submersa nos preconceitos e no oportunismo capitalista de seus vizinhos, empenhados em tirar lucro do infortúnio alheio com frequência, as fronteiras se reconstituem em outro lugar, nos corações, nos rancores, nos espíritos atormentados. Dia 13 de novembro, às 19h. Censura: 16 anos. SESC Nova Iguaçu.  Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Uma Mala para Dois Palhaços. Escafura e Tortobias decidem fazer um filme mudo do seu espetáculo de variedades circenses. Luz, câmera, e principalmente as duas malas pertencentes a ambos. Porém, apenas uma mala é colocada em cena. Com esse imprevisto, os dois interrompem o roteiro original da película para reclamar a posse do cobiçado objeto. Dia 14 de novembro, às 10h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu.  Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Sobre o que não Sabemos. Terceiro trabalho do grupo Roda Gigante originado de um processo coletivo de pesquisa-encenação, a peça leva para a cena alguns questionamentos e reflexões a partir das intervenções em enfermarias de hospitais do município do Rio de Janeiro e suas reverberações. A partir disso, surgiu um espetáculo inédito sobre o não saber das coisas diante da vida e da morte. Dia 14 de novembro, às 19h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu.  Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Trilhos é uma peça repleta de surpresas, pois traz uma linguagem moderna que busca dialogar com o público a todo momento. Encenada por Nil Mendonça e Débora Crusy, ambas encarnam duas mulheres que vivem as dificuldades delas e de outras mulheres que já vimos em diversos lugares por aí, fazendo o espectador pensar em muitas questões do universo feminino passando pelo preconceito, violência e religião. Dia 15 de novembro, às 19h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Nossas Bocas Não Foram Feitas Só Para Sorrir. É uma construção autoral, coletiva e não linear concebida a partir da vivência dos artistas em cena. Com recorte étnico-racial, a peça propõe uma reflexão acerca das questões que envolvem a racialidade no Brasil contemporâneo. Apontando a partir do prisma de indivíduos pretos as urgências cotidianas de uma sociedade colonizada. Nesta encenação, investigamos na tensão entre comicidade e dramaticidade, as reverberações das subjetividades do corpo preto. Dia 16 de novembro, às 19h. Censura: 16 anos. SESC Meriti. Av. Automóvel Clube, 66, Centro. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Sakurá. Já é março e todos se preparam para os festejos do Hanami, que é o contemplar o florescer das cerejeiras, o desabrochar do Sakurá. In é um jovem que anseia se tornar um grande Samurai. Yo é uma jovem que desde muito pequena foi prometida às tradições e, portanto, deve se tornar uma Gueixa. Dois destinos cheios de aventuras, batalhas e desafios que cumprirão quando cair a última flor de cerejeira, o último Sakurá. Dia 17 de novembro, às 16h. Censura: Livre. SESC Nova Iguaçu.  Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Ingressos grátis, com liberação uma hora antes.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.