Clarice Niskier apresenta ‘A Alma Imoral’ em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

Comemorando treze anos consecutivos em cartaz em 2019, desde sua estreia em 2006, “A ALMA IMORAL”, de Clarice Niskier, já ultrapassa a marca dos  540.000 espectadores. A peça vem se apresentado com êxito para as mais variadas platéias – desde apresentações intimistas em pequenas salas até sessões ao ar livre para platéias com mais de 1.000 pessoas, como na Virada Cultural de São Paulo, em 2012.

O texto da peça é uma adaptação de Clarice Niskier para o teatro, a partir do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. A supervisão da montagem é de Amir Haddad. A atriz adaptou o texto com “o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo”, o que vem de fato acontecendo desde a sua primeira temporada, em meados de 2006 no Rio de Janeiro, quando estreou numa pequena sala de 50 lugares e de lá seguiu para um teatro de 400 lugares, onde chegou a ficar em cartaz de terça a domingo. E dali ganhou o Brasil, em teatros de Norte a Sul do país.

SINOPSE

A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização – corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência.

Sozinha no palco, Clarice Niskier está em contato direto com a platéia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira panton preta e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus. O espaço cênico concebido por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.

Clarice optou por não trabalhar com uma direção teatral no sentido tradicional, mas com a supervisão de Amir Haddad, que já vem fazendo este trabalho com alguns atores. “Super-visão pode significar uma visão maior ou superior, capaz de desvendar coisa que outros olhos mortais não conseguiriam ver. Assim como o super-homem (citado no espetáculo) com sua visão de raio x. Mas também pode significar uma sobre-visão, uma visão de cima, das coisas que estão acontecendo. Por exemplo: ‘A terra é azul’ disse Gagarin, sobrevoando o planeta. O que eu faço com a Clarice, bela atriz, mulher corajosa, procurando o seu lugar, é tentar dar a ela a visão de quem está de fora, e às vezes de cima, para melhor poder entendê-la e orientá-la na manutenção de sua órbita. Me dá mais prazer observar e ajudar um ator no divino exercício do seu ofício do que inventar efeitos de som e luz e algumas marcações e depois anunciar: ‘o diretor’. Sonho com um ator dono do seu próprio texto e dessa maneira, capaz de iluminar o texto de outrem pelo embate de suas idéias.”, propõe Amir.

SERVIÇO
A Alma Imoral
06/12
Teatro Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro
Nova Iguaçu – Rio de Janeiro
06.12.2019
ÚNICA APRESENTAÇÃO
20.HS
TEL: 21-26255060
iIngressos: R$60,00
Não indicado para menores de 18 anos.

Pontos de venda:
* Soraya Campos Acessórios
Rua Getúlio Vargas
* Dvitaminas
Galeria Hermidas Moll em frente ao Pizza e Pasta
Av. Dr Mário Guimarães
*Cheminer calçados
Av Dr Mário Guimarães, 211 em frente ao Pizza e Pasta
Valor do ingresso: 30,00 reais

CLARICE NISKIER, em
A ALMA IMORAL
Uma adaptação do livro “A ALMA IMORAL” – de NILTON BONDER
Supervisão de Direção – Amir Haddad
Realização: Niska Produções Culturais
Apoios: Casa de Cultura de Nova Iguaçu
Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.