Centenário de Federico Fellini é celebrado com mostra audiovisual em unidades do Sesc na Baixada
Publicado em:
Se estivesse vivo, o italiano Federico Fellini teria completado 100 anos em janeiro. Para celebrar a efeméride, o Sesc RJ leva neste mês de março às suas unidades – incluindo São João de Meriti e Nova Iguaçu – a mostra “Mondo Fellini”, com obras desse que foi um dos maiores e mais influentes diretores de cinema de todos os tempos. Serão exibidos, em sessões gratuitas, cinco longas-metragens produzidos entre 1950 e 1990: “A doce vida”, “A voz da lua”, “Julieta dos espíritos”, “Oito e meio” e “Os boas vidas”. As obras foram escolhidas por serem consideradas emblemáticas e significativas dentro da extensa carreira do artista.
Além das exibições de filmes, a mostra conta ainda com atividades formativas, como uma palestra e bate-papo com o crítico de cinema Ruy Gardnier, após a sessão do dia 17/3 em Nova Iguaçu. No mesmo município, a produtora, curadora e pesquisadora Joice Scavone ministra masterclass sobre a vida e a obra de Fellini de 14 a 21 de março.
A unidade de São Gonçalo recebe a produtora, curadora independente, cineasta e artista visual Fernanda Vogas para uma palestra no dia 19/3. E algumas sessões do filme “Oito e Meio” serão precedidas e sucedidas de apresentações da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense, executando um repertório que dialoga com o cinema italiano e o clássico de Fellini. A programação completa pode ser consultada em www.sescrio.org.br.
CINESESC – A mostra audiovisual “Mondo Fellini” integra o projeto CineSesc, iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso do público a produções cinematográficas nacionais e internacionais. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. As sessões são gratuitas.
SERVIÇO
MOSTRA MONDO FELLINI – Projeto CineSesc
1/3 a ¼ – Unidades do Sesc RJ
“Eu sou um grande mentiroso”. A frase, em certa ocasião, foi dita a um jornalista por Federico Fellini, que faria 100 anos em 2020. Numa reverência ao centenário de um dos maiores e mais influentes diretores de cinema de todos os tempos e aos icônicos filmes em que dirigiu, a mostra Mondo Fellini apresenta cinco longas-metragens que partem da década de 1950 e culminam em 1990. São obras emblemáticas e significativas dentro da extensa carreira do artista.
SINOPSES
A DOCE VIDA
Situado em Roma, o filme acompanha Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas, mas que sonha em ser um escritor sério. Ele passa a cobrir a visita de uma atriz hollywoodiana, Sylvia, por quem fica fascinado. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 174 min. Itália/França. 1960. 14 anos.
A VOZ DA LUA
“A voz da Lua” é o último filme de ficção dirigido por Fellini e revela as divagações do lunático Ivo Salvini por meio de uma atmosfera de sonho e fantasia característica do cineasta. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 120 min. Itália/França. 1990. 14 anos.
JULIETA DOS ESPÍRITOS
Visões, memórias e misticismo ajudam Giulietta a encontrar forças para abandonar o seu marido infiel. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama/Fantasia. 137 min. Itália/França. 1965. 14 anos.
OITO E MEIO
Um diretor de cinema em crise se volta para as suas memórias e fantasias em busca de inspiração. Direção de Federico Fellini. Drama. 138 min. Itália/França. 1963. 14 anos.
OS BOAS VIDAS
Um estudo de personagens que passam por um momento crucial de suas vidas numa pequena cidade na Itália. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 109 min. Itália/França. 1953. 12 anos.
SESSÕES
SESC SÃO JOÃO DE MERITI
Os boas vidas: 4/3, 15h; 20/3, 17h
Oito e meio: 6/3, 17h; 25/3, 15h; 27/3, 17h*
A voz da lua: 11/3, 15h; 27/3, 17h
A doce vida: 13/3, 17h
Julieta dos Espíritos: 18/3, 15h
*Com apresentação da Orquestra Sinfônica da Baixada
SESC NOVA IGUAÇU
Julieta dos Espíritos: 17/3, 18h*; 25/3, 10h
A doce vida: 18/3, 10h; 22/3, 11h; 24/3, 18h
A voz da lua: 19/3, 14h; 24/3, 10h; 26/3, 9h
Oito e meio: 19/3, 10h; 27/3, 10h, 31/3, 18h**
Os boas vidas: 20/3, 10h; 24/3, 14h; 26/3, 14h
*Após a exibição, debate com o crítico de cinema Ruy Gardnier
** Com apresentação da Orquestra Sinfônica da Baixada
Masterclass Mondo Fellini, com Joyce Scavone
14 e 21/3, 9h30 às 13h30 – Sesc Nova Iguaçu
A masterclass irá apresentar a obra de Federico Fellini, um dos maiores e mais influentes diretores de cinema de todos os tempos, a partir dos icônicos filmes que dirigiu como sinônimo de elevada qualidade artística e intensa comunicação com o público. O estilo particular do cineasta, que se manifestava desde a escolha de temas com elementos autobiográficos até o registro onírico e tragicômico de encenação, levou ao uso do adjetivo felliniano. Em aulas expositivas com exibição de trechos selecionados de filmes, a atividade traz destaques da vida e da obra de Fellini. Classificação indicativa: 16 anos.
Joice Scavone é sócia-proprietária da empresa Raio Verde Produções Artísticas, doutoranda em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi curadora na retrospectiva completa Fritz Lang – O horror está no horizonte (CCBB) e no Festival CineMúsica, em Conservatória. Atualmente é consultora técnica no Brazilian Film and Video Preservation Project | BFVPP | 1960-1980, jurada na Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS), em Goiânia, e leciona nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro.