Cria de Nilópolis retrata a pandemia na Baixada Fluminense

Mutano tem como base de sua arte a cultura urbana

Publicado em:

Por

Rafael Acioly, o Mutano, é nascido e criado em Nilópolis. Ele cria narrativas visuais da Baixada Fluminense. Tem como base do seu trabalho a cultura urbana e um dos seus melhores amigos, o skate. Ele explica: “Eu desenho desde novinho. Desenhava algumas paradas com referência da Santa Cruz, uma marca de skate da California. Era tudo muito voltado pro skate, como é até hoje a minha maior base.”

Ele me chamou a atenção quando passando pela minha timeline do Facebook (alguém ainda usa essa rede?), vi a ilustração que abre essa matéria feita por ele. “Fiz essa ilustra com referência em uma foto que eu tirei no dia em que eu fui tentar resolver a questão do meu auxílio emergencial numa agência em Nilópolis. Olhei a cena e me veio logo a tona. É meio que um registro e retrato desse ano de 2020.” completa.

WhatsApp Image 2020 06 05 at 11.45.06 1

Um retrato mais que fiel da pandemia que tem nos assolado desde o começo de março. Os reflexos da Covid-19 na Baixada Fluminense são ainda maiores. De acordo com estudos da Fundação Perseu Abramo, a soma do frágil serviço de saúde, a baixa infraestrutura sanitária e a alta densidade demográfica contribuem para a região ser uma das mais vulneráveis ao vírus do país.

A alusão da agência bancária ao caixão na arte choca, mas é real. Semana passada, a Baixada Fluminense ultrapassou o Japão em números de óbitos e pelas novas medidas tomadas pelo governador do Rio de Janeiro, o número deve crescer nos próximos dias.

Rafael é um dos artistas que nos fazem acreditar em um futuro melhor pautado pela juventude. E claro que com sua arte, vem a crítica ao momento atual e a tudo que nos cerca. Conhecer e valorizar esses profissionais faz parte da mudança e deve ser feito todos os dias. Confira mais obras de Mutano e aproveite para segui-lo por aí:

Rafael Acioly (Mutano)

www.instagram.com/mutanera_

rafael.acioly93@gmail.com

 

Foto: Esther S. Santos

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.