Palhaços pretos da Baixada Fluminense homenageiam Benjamim de Oliveira

Publicado em:

Por

Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço preto conhecido nacionalmente, faria 150 anos na próxima quinta-feira (11/06). Para comemorar, a Confraria de Palhaços da Baixada Fluminense e a Confraria do Impossível, ganhadora do Prêmio Shell de melhor direção em 2019, reuniram um grupo de artistas pretos, em sua maioria palhaços, para produzir um vídeo em celebração a Benjamin, que será lançado nas redes sociais no dia do aniversário do homenageado.

A produção está sendo feita por meio de plataformas digitais e conta com a participação de mais de 50 artistas do Brasil e de outros países, como Mariana Gabriel, produtora do filme “Minha Avó era palhaço!”, em que rememora a trajetória de sua avó, palhaço Xamego, por meio do audiovisual.

A iniciativa integra a Semana Benjamim de Oliveira, idealizada pelo ator, produtor e palhaço Wildson França (Palhaço Will Will), coordenador da Confraria de Palhaços da Baixada Fluminense. Wildson tem mergulhado na história de Benjamim há quase um ano, para a montagem de um espetáculo sobre sua vida.

“Ele foi o primeiro palhaço preto conhecido no país, mas ele também foi músico, escritor, empresário. Vemos homenagens a muitos artistas, mas a memória de Benjamin continua esquecida no Brasil. Como o poder público não iria realizar nada, nós, artistas pretos, decidimos fazer por nós mesmos”, conta França.

A programação começou no dia 8 de junho com um bate-papo com Jonatas Campelo (Palhaço Capivara), que reside na Califórnia (EUA). Além de palhaço, Campelo é malabarista, acrobata e produtor, com mais de 13 anos de carreira. A Semana Benjamim de Oliveira está sendo transmitida ao vivo pelo instagram do Palhaço Will Will (@PalhacoWillWill) e vai até o dia 11/06, quando acontecerá o lançamento do vídeo e um cabaré virtual, com apresentações ao vivo de palhaços/as, a partir das 19h. De acordo com França, a proposta é que a ação se torne anual. “A ideia é manter viva a memória de Benjamim como referência. E é também lançar ao público questões como a ausência de palhaços pretos na palhaçaria e fomentar a criação de uma rede para ações conjuntas e contínuas”, revela.

Programação:

08/06 – 19h
Bate-papo com o Palhaço Capivara (Jonatas Campelo) – Estados Unidos

09/06 – 19h
Bate-papo com Palhaça Ursa (Loi Lima) – São Paulo

10/06 – 18h
“Celebrando 150 anos de Benjamim de Oliveira, primeiro palhaço preto do Brasil”
Ivan Monteiro entrevista Wildson França (palhaço Will Will e intérprete de Benjamin de Oliveira)

11/06 – 9h
Lançamento do vídeo “Parabéns, Benjamim de Oliveira”

11/06 – 18h
Bate-papo com Ermínia Silva, autora do livro “Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”

11/06 – 19h
Cabaré

SERVIÇO
Semana Benjamim de Oliveira
Data: de 8 a 11 de junho
Local: Instagram do Palhaço Will Will (@palhacowillwill)

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.