Feira BXD: Site da Baixada lança vitrine virtual de pequenos empreendedores da Baixada Fluminense
Publicado em:
Por Rafaela Lohana
A Economia Criativa (conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural cuja criatividade gera valor econômico, segundo o SEBRAE), tem sido diretamente afetada em função das medidas de isolamento para conter a contaminação da COVID-19 – uma vez que o trabalho presencial em grupo é uma das principais formas de subsistência, criação, distribuição e continuidade desse setor.
Foi pensando nesse cenário que surgiu a Feira BXD: uma vitrine virtual para pequenos empreendedores, coletivos e artesãos. “Essa iniciativa surgiu durante a pandemia, nós fizemos um levantamento, percebemos que havia esse espaço e a possibilidade de publicarmos sobre o trabalho desses empreendedores da região para que eles ocupassem o nosso editorial e usassem a nossa rede como um caminho para alcançar um público maior”, explica Wesley Brasil, editor do Site da Baixada.
A feira digital é baseada nos cinco pilares do setor criativo: Consumo (Design, Arquitetura, Moda e Publicidade), Mídia (Editorial e Audiovisual), Cultura (Patrimônio e Artes, Música, Artes Cênicas e Expressões Culturais), Tecnologia (Pesquisa & Desenvolvimento, Games, Robótica e cultura maker em geral) e Gastronomia.
Nessa ação há possibilidade de formação de redes que incentivem parcerias e ampliem a indústria criativa, visibilidade de mercado e inovação na Baixada – já que o setor criativo gerou 2,64 % do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, em 2015, segundo o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela Firjan.
Clique aqui para cadastrar seu pequeno negócio
Para participar da Feira BXD é só acessar o formulário de inscrição, que terá chamada contínua nas redes. O empreendedor poderá preencher um cadastro para cada negócio e dar destaque aos seus principais produtos na vitrine virtual.
A previsão é que a Feira BXD aconteça toda quarta-feira no Instagram do Site da Baixada (@sitedabaixada). A participação é gratuita.