Escritora iguaçuana cria podcast sobre literatura

1º episódio do podcast “Papo de escritora” conta com a participação de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus

Publicado em:

Por

Com objetivo de fomentar o debate sobre literatura de forma virtual, prática e acessível e valorizar a memória de escritoras brasileiras, a jornalista e escritora iguaçuana Juliana Portella, lança, dia 18 de setembro, nas principais plataformas de streaming de áudio, o episódio piloto do podcast Papo de escritora. O projeto foi premiado pelo edital Cultura nas Redes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado.

No estilo narrativo-documentário o episódio piloto de “papo de escritora” tem como tema a obra de Carolina Maria de Jesus, em particular o livro Quarto de despejo – diário de uma favelada, cujo lançamento completa 60 anos este ano. A escritora homenageada é a primeira mulher negra a fazer sucesso mundial com um livro e escreveu uma trajetória que tanto inspira outras escritoras, principalmente de origem popular, como a sua. Carolina era semi-analfabeta e catava latas para sobreviver.

Para Juliana Portella, “é extremamente importante enaltecer presença de Carolina Maria de Jesus no cenário literário nacional, bem pouco aberto à pessoas de origem popular como a sua. O racismo, o machismo e classismo ainda são pedras no caminho de muitas escritoras.” diz.

Este episódio do podcast conta com a participação da escritora Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus, filha da autora homenageada. Para Conceição “A importância da obra de Carolina Maria de Jesus, em especial quarto de despejo, é por ser o primeiro texto de autoria de mulher negra na literatura brasileira e que toma como motivo sua própria vivência”.

FICHA TÉCNICA :

PODCAST PAPO DE ESCRITORA

Produção, roteiro, entrevista e apresentação: Juliana Portella

Edição: Wagner Novais

Entrevistadas: Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus

Comunicação e assessoria de imprensa: Juliana Portella

Data de lançamento: 18/09 no Spotify, Deezer e Google Podcasts. O episódio ficará disponível após a data.

Os links serão disponibilizados nas redes sociais

https://www.instagram.com/julianaportellas/
https://www.facebook.com/portellajuliana
https://twitter.com/julianaportella

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.