Festival Cenáculo de Teatro terá segunda edição no formato online

Publicado em:

Por

No ano passado, no auge do lockdown promovido pela pandemia do novo corona vírus, a Cia. Cerne e a SZ Produções, realizadoras do Festival Cenáculo de Teatro há nove anos, optaram por reinventar a mostra e criaram uma versão totalmente online, voltada para solos filmados no isolamento social. Um ano depois, o agora chamado 2º Festival Cenáculo de Solos segue em seu formato totalmente online e, desta vez, se abre para outros estados do país e linguagens para além do teatro.

Após lançamento de edital público e mais de 160 inscrições de vários estados do Brasil, oito cenas solo foram selecionadas, abrangendo as mais diversas linguagens como cinema mudo, teatro, contação de histórias e dança regional, além de uma cena interpretada simultaneamente em português e LIBRAS. Os artistas são do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Representando a Baixada Fluminense, temos Rohan Baruck, de São João de Meriti, com a cena “Ele, a galinha, a granada e o coração”, e Luiz Valentim, de Nilópolis, com a cena “Clausura”, que encerra as apresentações do evento. Os solos serão exibidos no perfil da companhia no YouTube entre os dias 1 e 8 de março, sempre a partir das 18h. No mesmo período, as cenas serão comentadas por Daniela Fontan, em vídeos no Instagram da Companhia, lançados sempre ao 12h. Ao final, o público também poderá votar, através de curtidas na rede social, em sua cena preferida, e a mais votada receberá uma premiação em dinheiro. Os vencedores serão divulgados em um live no dia 10 de março, que tratará do festival como um todo e deste novo momento para as artes, desencadeado pela pandemia.

A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Zeca Pagodinho, voltado a festivais e eventos culturais, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, através da Lei Aldir Blanc.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/03: Meio metro de terra – Roberto Borenstein – SP

Dia 02/03: Ele, a galinha, a granada e o coração – Rohan Baruck – RJ

Dia 03/03: Sorte d’água – Nayara Leite – MG

Dia 04/03: Dois pais – Tauá Delmiro – RJ

Dia 05/03: Tropeiro – Ivan Bernadelli – SP

Dia 06/03: Nu Escuru – Guilherme Telli – SP

Dia 07/03: KAPUTT – Maternidade pós-guerra – Camila Fernandes – SP

Dia 08/03: Clausura – Luiz Valentim – RJ

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.