Morador de Nova Iguaçu, João Manoel estreia peça com a Cia de Teatro Íntimo

Publicado em:

Por

A partir de 18 de Junho um jovem talento de Nova Iguaçu estará exibindo seus dons artísticos profissionalmente no teatro, no cinema e na internet – tudo de uma vez. Aos 24 anos, João Manoel faz sua estreia no teatro profissional adulto no espetáculo “VIZINHOS” como ator convidado pela Cia de Teatro Íntimo, que comemora 16 anos de atividades artísticas. O texto inédito escrito, dirigido e interpretado por Renato Farias, que tem a seu lado em cena João, teve sua montagem filmada no Teatro Solar de Botafogo e ficará em cartaz durante um mês com acesso gratuito através do Sympla – http://www.sympla.com.br/vizinhos.

Nascido e criado em Nova Iguaçu, João começou sua trajetória artística aos 15 anos, quando estudou ao longo de dois anos na escola de artes dramáticas Antônio José o Judeu, no antigo Teatro Tim Lopes, em Nilópolis. Em seguida entrou para a faculdade de Artes Cênicas da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), onde se formou em 2017. De lá pra cá, vem trabalhando com publicidade e peças de teatro.

Inspirado pela escrita de Caio Fernando Abreu, que trazia a vivência LGBTQIA+ para seus textos com muita naturalidade, o texto de “Vizinhos” aborda um encontro inusitado, cercado de mistérios e revelações, entre dois vizinhos no período de isolamento pela pandemia de Covid-19. Matheus, um jovem negro recém-chegado dos EUA para visitar a família adotiva e descobrir informações sobre sua família biológica torna-se vizinho de Renato, um técnico de natação branco de 50 anos. A relação dos dois, como de muitos vizinhos, tem momentos de tensão e irritação, mas também de amizade, cumplicidade e parceria. E, certamente, irá mudar a vida de ambos.

Com forte presença cênica na pele de Matheus, João Manoel apontou alguns elementos de sua criação ao longo do processo de três meses de ensaios diários. “Buscamos referências de séries e filmes com protagonismo preto, tendo atenção ao seu estilo, postura e discurso. Como pessoa, me identifiquei profundamente com muitas das questões que o personagem e que a história me trouxeram. Me percebi, me questionei, me confirmei… Colocar os dreads foi crucial na minha criação, pois passei a me olhar de uma forma diferente diante do espelho e da vida. Acho que esta peça fala sobre pertencimento, sobre busca, sobre aceitação e sobre as descobertas que são necessárias pra sabermos quem somos de verdade”, encerra o jovem ator.

Crédito das Fotos: Thaisa Lotta

SERVIÇO:

“VIZINHOS”

Temporada: 18 de junho a 18 de Julho

Horário da Temporada: Tempo integral (disponível 24h por dia)

Onde: Ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla – http://www.sympla.com.br/vizinhos

 

Duração: 70 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Gênero: Comédia Romântica

GRÁTIS

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.