Zé Delivros pode ser expandido para outras cidades da Baixada Fluminense
Projeto visa tornar a leitura acessível no período de pandemia na cidade de Queimados
Publicado em:
Por Millena Borges
Dos clássicos de Machado de Assis, Mario Quintana, Jane Austen e Agatha Christie, aos famosos de Dan Brown, Stephen King e J. R. R. Tolkien, o projeto Zé Delivros, que visa o empréstimo de livros via delivery, possui mais de 1.500 títulos disponíveis no catálogo.
Essa é uma iniciativa da Biblioteca Parque Padre de Sá, a primeira biblioteca pública de Queimados. Diversos temas compõem o acervo do projeto, como literatura juvenil, ficção, romance, poemas, contos, esportes, humor, gastronomia, moda, religioso, sexualidade e turismo.
O serviço gratuito de empréstimo de livros foi lançado em maio deste ano no Festival de Literatura da Baixada (FLIBA). A iniciativa visa a entrega domiciliar de livros para moradores de Queimados durante a pandemia, visto a impossibilidade da abertura física da biblioteca.
“O processo de leitura, aliado à educação e cultura, tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento humano, além de contribuir fortemente com o lazer nesse período pandêmico. O Zé Delivros, acaba facilitando e promovendo esse encontro com os leitores que estão impedidos de sair de casa”, declarou Romulo Sales, Secretário de Cultura e Turismo de Queimados.
De acordo com Daiane Brasil, idealizadora do Zé Delivros, foram tantos pedidos no mês de lançamento do projeto que foi preciso fechar o sistema algumas vezes para que todas as entregas pudessem ser feitas.
“A gente abriu um serviço de entrega pensando ‘não vai ter tanta procura, as pessoas não vão procurar com tanta fluidez, com tanta rapidez’, no primeiro dia que a gente abriu o formulário para emprestar livros, bombou. 40 pessoas pediram”, comentou Daiane.
Em maio, devido à falta de veículos para entrega, os pedidos totalizaram 80. Atualmente, com carro e moto disponíveis para realizar o serviço, o projeto já possui cerca de 400 livros nas ruas.
“O projeto Zé Delivros, é um projeto muito oportuno para esse momento de confinamento”, comentou Giancarlo Faria da Silva, morador da Baixada Fluminense. Seus filhos, Arthur Castro, 9 anos e João Pedro Castro, 6 anos, foram alguns dos leitores que utilizaram o serviço de delivery.
A estudante Giovanna Rulles, de 14 anos, também elogiou o projeto. “Essa campanha é incrível pelo simples fato de ajudar os leitores da nossa cidade que muita das vezes não tem condições de gastar dinheiro com livros. […] Me ajuda bastante a manter o meu hábito de leitura em meio essa pandemia e sem sair de casa.”
Apesar de recente, o projeto já possui um perfil de usuários variado, desde crianças à idosos. De acordo com Daiane, a maior demanda de livros é por romances e literatura infantil.
Quando perguntada sobre a manutenção do projeto pós pandemia, Daiane declarou: “A minha intenção enquanto produtora cultural da Baixada Fluminense é ampliar esse serviço para todos os municípios da Baixada”.
O projeto funciona através do contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados ou a Biblioteca Parque Padre de Sá pelo aplicativo Instagram. O leitor escolhe o livro desejado a partir do catálogo da biblioteca e, em seguida, envia uma mensagem pelo WhatsApp para fazer o cadastro e marcar a entrega.
O prazo é de 15 dias, visto o fluxo de pedidos e a necessidade de higienização dos livros. Visando os protocolos sanitários, todo livro passa por um período de quarentena entre os leitores até o momento da entrega. O leitor pode pedir, no máximo, 3 livros. O prazo para devolução é de 30 dias.
Acesso o catálogo dos livros disponíveis no Instagram:
@semucturqueimados
@bibliotecapadresa
WhatsApp: 021 97517-0095
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.