Primeira pista de skate da América Latina foi inaugurada em Nova Iguaçu em 1976

Além do valor histórico, a praça se tornou uma referência esportiva da cidade.

Publicado em:

Por

(Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu)

O skate teve a sua primeira participação esportiva na história das Olímpiadas. O esporte, que foi incluído no programa olímpico pela primeira vez neste ano, já trouxe 2 (duas) medalhas de prata para o time brasileiro, sendo o primeiro pódio olímpico do Brasil na edição.

No entanto, apesar do skate ser recente nos jogos olímpicos, a história do esporte é antiga para a Baixada Fluminense. Inaugurada em 4 de dezembro de 1976, a pista de skate da Praça Ricardo Xavier da Silveira, em Nova Iguaçu, é considerada a primeira da América Latina.

Conhecida também como Praça do Skate, o projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo engenheiro Henrique Reina, e é classificado como patrimônio histórico do skate nacional, além de ser considerada pista recordista pelo RankBrasil de recordes brasileiros.

O ponto é considerado uma referência esportiva da cidade, além de ser o local de encontro e lazer para skatistas iguaçuanos e cidades adjacentes. Com construção de dois bowlside de aproximadamente 20° de inclinação, a Praça do Skate revolucionou o esporte no Brasil, ocasionando a mudança de estilo livre praticado nas ruas, ladeiras, para o estilo bowlriding.

Conhecida em todo país, a pista atraía skatistas da capital e de outros estados. Jovens da zona sul também passaram a frequentar Nova Iguaçu, como Flávio Badenes, local do Aterro do Flamengo, e Alexandre Calmon, que costumava descer as ladeiras da Rua Maria Angélica, no Jardim Botânico.

Reinauguração em 2015

Em 2015, a Praça do Skate passou por uma revitalização. O local, que permaneceu fechado durante 6 meses, teve a sua reinauguração no dia 25 de julho. Dentre as melhorias realizadas, foram tampados os buracos e rachaduras e foi realizada uma pintura em toda a pista, que tem 980 metros quadrados de rampa em formato de piscina, com simulação de onda.

O espaço também foi completamente reformado. Foram instalados abrigo de ônibus e bicicletário. A praça teve o piso com pedras portuguesas recuperado, os bancos foram restaurados e as quadras ganharam telas de proteção. Os canteiros também foram consertados e foi feito o plantio de árvores ornamentais e 450 metros de grama fresca, além de nova iluminação em todo o local.

Documentário

Em julho de 2013, foi lançado o documentário “Praça do Skate: a primeira pista da América Latina”. Com direção e roteiro de Paulo China, o documentário reúne depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra. Entre os entrevistados, está o ator iguaçuano Humberto Martins. O skatista conta como era praticar o esporte antes da inauguração da pista e também como foi o movimento para criá-la.

A obra também reúne outros frequentadores do local na época, como Cesinha Chaves, o primeiro skatista a vencer um campeonato brasileiro e Quinzinho, considerado o maior talento daquela época. O documentário está disponível em streaming na Amazon Prime. Assista o trailer no YouTube.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.