O Site da Baixada voltou com a agenda de eventos presenciais, mas há ressalvas

Publicado em:

Por

Em 19 de janeiro de 2021, o Site da Baixada tornou público o seu posicionamento sobre algo que já vinha praticando há meses: a recusa em publicar a agenda de eventos presenciais enquanto não fosse realmente seguro sair de casa. O gesto, que foi amplamente elogiado pelos leitores, serviu como lembrete a respeito da gravidado do momento da pandemia – especialmente naquele momento, onde novas variantes surgiam e a vacina ainda estava distante da população geral.

Mas o que mudou desde então?

O virus continua circulando com as suas variantes e por mais que uma parcela da população já tenha tomado a segunda dose da vacina, ainda tem muita gente sem a imunidade. Nova Iguaçu alcançou recentemente a marca de um milhão de doses aplicadas, por exemplo, mas isso ainda não significa que todos os mais de 800 mil habitantes receberam a segunda dose.

Após um ano e meio convivendo com a pandemia, a humanidade desenvolveu estudos que apontam a máscara como melhor recurso para proteger a si e aos outros. Enquanto algumas cidades no Brasil já estudam ou simplesmente liberam a população para andar sem máscaras, o Site da Baixada mantém sua recomendação aos leitores que usem a proteção, principalmente nos ambientes fechados – e convida os leitores a publicarem suas fotos nas redes fazendo uso da máscara marcando o SB nas publicações.

O Site da Baixada recomenda o uso da máscara PFF2, ou N95 (ou ainda KN95), após avaliar estudos e falas de autoridades sanitárias ao redor do mundo que apontam esta como a melhor forma de proteção – além de ser amplamente acessível com preços que giram na faixa dos R$3 em algumas farmácias, drogarias e lojas de materiais de construção. O coletivo Baixada da Máscara desenvolve um trabalho sobre conscientização e distribuição de máscaras, sendo uma opção viável para entender melhor o assunto no território.

Máscara e segunda dose são o caminho

Reforçando a necessidade do uso de máscaras apropriadas, distanciamento e uso de álcool em gel nas mãos, o Site da Baixada vai voltar a publicar a agenda de eventos presenciais. A agenda não é um convite para tomar as ruas, servindo apenas para a informação.

O Site da Baixada também recomenda que eventos presenciais só são uma opção para quem já tomou a sua segunda dose da vacina contra o Coronavirus.

Nosso compromisso com o território envolve protegê-lo. E é por isso que seguimos ao lado do setor da cultura, enxergando nele o caminho ideal para confrontar a ideia de abandono que ainda envolve a Baixada Fluminense na grande imprensa.

Divirta-se com segurança.
Use máscara.
Vacine-se.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site da Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.