Filme Marighella terá exibições populares na Baixada Fluminense
Publicado em:
Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público.
O filme dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge, que já morou na Baixada Fluminense, tem sido alvo de fortes críticas pela extrema direita ao redor do país. A película, no entanto, retrata como as pessoas que discordavam do governo eram tratadas, mostrando cenas de tortura, tiroteios e assassinatos cometidos pelo personagem Lúcio, que encarna a censura do golpe militar.
A estreia do filme ficou restrita a poucas salas e não incluiu nenhuma cidade da Baixada Fluminense. Após uma articulação popular provocada pelo Twitter, até o autor do livro que inspirou o filme se posicionou: “É um escândalo privar os moradores da Baixada de assistir a “Marighella“, o belo filme do Wagner Moura”, disse Mário Magalhães. Na semana passada, a rede Kinoplex colocou o filme em exibição nas salas do Kinoplex TopShoppping. Na terceira semana da estreia, o filme também entrou em cartaz no Cinesercla Nilópolis.
Produtores culturais e ativistas se reuniram pela internet e mobilizaram a exibição gratuita do filme, que acontecerá em Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu. As sessões deverão contar com a presença de alguns artistas do elenco. Confira a programação:
Nova Iguaçu
Data: 21/11 (Dom) às 15h
Local: Casa de Cultura – Sylvio Monteiro
Duque de Caxias
Data: 23/11 (Quinta) às 19h
Local: GOMEIA Galpão Criativo
São João de Meriti
Data: 29/11 (Seg) às 19h
Local: Auditório do Colégio Fator
São Gonçalo
Data: 22/11 às 19h
Local: Centro Dimensões de Arte (Cinearte)
Entre as organizações que fazem parte da mobilização estão: Movimento Caxias, Artivismo BXD, Nossa Meriti, Site da Baixada, Sarau V, Cia Cerne, Cineclube Mate com Angu e Ressuscita São Gonçalo.
Que ótimo que teremos a oportunidade de ver essa ótima obra cinematográfica. Infelizmente parcela da população conservadora tenta impedir que o povo tenha acesso a obras desse tipo. Pretendo assistir em Nova Iguaçu, já que moro no município.
Ótima iniciativa de garantir a exibição do filme