Decoração natalina de artesã iguaçuana será atração em documentário francês

A partir de imagens produzidas em Nova Iguaçu, a Baixada Fluminense ganhará as telas francesas através de iniciativa cultural e sustentável.

Publicado em:

Por

Pelo 13° ano consecutivo, são as garrafas pet, os caixotes de madeira, os pneus e os tubos de PVC as estrelas natalinas, no Bairro Monte Líbano, em Nova Iguaçu. A artesã e advogada iguaçuana Bernadete Goulart é a responsável pela produção.

Apaixonada pela festividade natalina, a artesã produz árvores de Natal, Papai Noel e outros elementos natalinos com artigos reciclados para decorar a própria casa. Em 2021, a novidade é o alcance internacional: Bernadete participará de um documentário para uma televisão francesa.

“Uma jornalista francesa da emissora M6 está produzindo um documentário sobre o Natal no Brasil. Aí ela fez entrevista e a cobertura do evento que criamos.”

O documentário será exibido na emissora M6 (Métropole Télévision), o quarto canal mais visto do território francês. A emissora ainda não divulgou o nome do documentário, contudo já está confirmado que a produção será exibida entre os dias 24 e 26 de dezembro.

A partir das imagens concedidas pela artesã, em Nova Iguaçu, a Baixada Fluminense ganhará as telas francesas através de iniciativa cultural e sustentável. Bernadete demonstra felicidade ao ver o reconhecimento do trabalho de um ano inteiro.

Na última sexta-feira (10), Goulart promoveu uma comemoração para decoração natalina e contou com a presença de Papai Noel e dos personagens Luna e Minnie, Patrulha Canina e Homem-Aranha. A abertura do evento teve até neve, afirma a artesã. Bernardete conta que o artificio foi produzida com máquina com um produto que imita os flocos de neve. O evento contou com orquestra de crianças e coral, tudo sem fins lucrativos, explica a advogada.

“Observar o sorriso das crianças, a felicidade das pessoas carentes que, muitas vezes, não têm condições de pagar para tirar ima foto com Papai Noel, proporciona a mim uma sensação de felicidade e de amor ao próximo.”

Natal reciclável

Bernardete não é apaixonada somente pelo espírito natalino. Questões de preservação ambiental também são muito relevantes para a artesã. Bernadete Goulart conta que faz uma espécie de poupança para a manutenção das esculturas. Desta forma, o ambiente é poupado de receber, em média, 3 mil garrafas pet.

Já a produção da decoração é pensado o ano todo. A confecção é iniciada no mês de março e fica pronta para ser instalada em novembro, um mês antes da grande festividade.

Em 2021, foram 13 peças produzidas. A artista conta que quando iniciou eram apenas um boneco de neve e uma árvore com artigos reciclados, mas, por conta da repercussão, a decoração foi aumentando.

“É prazeroso observar as pessoas tirando fotos, admirando meu trabalho. Posso dizer que me sinto motivada a produzir mais peças e, claro, contribuir para a preservação do meio-ambiente e resgatar o espírito natalino.”

Toda dedicação à natureza e ao Natal, já resultou em outras ocasiões de prestígio e alegria. “Eu fiquei em primeiro lugar, em 2010, e o segundo lugar, em 2011, os concursos de decoração de natal mais bonita, promovidos pela prefeitura de Nova Iguaçu”, recorda.

Apesar do reconhecimento, Bernardete, eventualmente, ainda sofre com o vandalismo, já que a decoração fica exposta na calçada da sua casa, em uma rua bastante movimentada, a cerca de 100 metros da rodovia Presidente Dutra. Contudo, essas ações não foram capazes de parar o seu trabalho.

“Infelizmente existem vândalos que tentam destruir o trabalho. Já arrebentaram a mangueira de led, roubaram enfeites da árvore de Natal, cortaram pisca-pisca. Mesmo assim não destruíram o meu espírito natalino.”

Serviço:
Bernardete Goulart
Local: Rua Waldete Charmom do Carmo Lima, 62, Monte Líbano, Nova Iguaçu.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.