Companhia de São João de Meriti ocupa teatro do Centro Cultural Justiça Federal durante o mês de julho

Publicado em:

Por

Com temporadas teatrais interrompidas desde o início da pandemia, o Centro Cultural Justiça Federal se prepara para retomar sua tradição de oferecer espetáculos teatrais ao público recebendo a Cia Cerne, de São João de Meriti, em dose dupla: a companhia apresenta seu mais recente infantojuvenil, “Uma História de Rabos Presos”, e o adulto “Ainda Aqui”.

Livremente inspirado no livro homônimo de Ruth Rocha, vencedor do Prêmio Jabuti em 1990, “Uma História de Rabos Presos” se passa na cidade de Egolândia, onde grande parte da população tem os “rabos presos” entre si. A trama começa quando nessas pessoas nascem rabos de verdade. E, pior ainda, quando estes rabos começam a se enroscar uns nos outros. Com trilha sonora original ao ritmo de funk e tendo como tema central a corrupção, o espetáculo mostra o que são rabos presos e como eles prejudicam a vida da população, fomentando a discussão sobre um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas.

Já “Ainda Aqui”, vencedor de mais de 50 prêmios em festivais, se desenvolve a partir do desaparecimento de Maurício, torturado e morto político, e do desenvolvimento do Alzheimer em sua mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto.

A CIA. CERNE

Fundada em 2013 na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne se consolida como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de importantes festivais, já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 13 prêmios de melhor espetáculo, 9 prêmios de melhor direção e 14 prêmios de atuação. Passou por importantes espaços como Teatro Dulcina, Teatro Glauce Rocha, Teatro Maria Clara Machado, Theatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Centro Cultural Justiça Federal, entre outros. Já foi contemplada por editais da Funarte e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além dos editais Rumos Itaú Cultural e SESI Novos Talentos. Nos últimos anos, fez o circuito SESI – RJ, temporada no SESC Belenzinho (SP) e participou de projetos como Natal SESC e Mostra SESC Regional de Artes Cênicas. Integra a FETAERJ; a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação; e a Rede Frente Teatro RJ, indicada em 2019 ao mesmo prêmio na mesma categoria.

SERVIÇO:

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
Av. Rio Branco, 241 – Centro Rio de Janeiro
Ingressos: Inteira: R$30,00 / Meia entrada: R$15,00

AINDA AQUI | 8 a 31 de julho (sextas, sábados e domingos às 19h
Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 55 minutos

UMA HISTÓRIA DE RABOS PRESOS | 9 a 31 de julho (sábados e domingos às 16h)
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.