Museu Ciência e Vida reabre para o público e comemora 12 anos da sua inauguração

Publicado em:

Por

O Museu Ciência e Vida, localizado no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, reabriu para o público nesta sexta-feira, 1º de julho, quando completou 12 anos de sua criação. Inaugurado em 2010, ele se tornou um importante complexo de ciência, cultura, educação e tecnologia. O espaço, administrado pela da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, nasceu com a missão de estimular de forma interativa, dinâmica e lúdica a curiosidade pelo conhecimento científico, atuando como um espaço de divulgação e popularização da ciência, além de apoio ao professor.

O Museu Ciência e Vida reabre as suas portas com as exposições ‘Do cretáceo à robótica’, ‘Movimente-se! A Física dos Esportes’, ‘Mata Atlântica ‘ e a inédita ‘Todos a bordo! Uma viagem ao corpo humano’.

A moradora de Belford Roxo Sara Araújo escolheu o Museu Ciência e Vida para comemorar seus 18 anos. “Sempre foi uma vontade conhecer o espaço, que é próximo da minha residência, porque eu sempre me interessei por ciência, e quero seguir essa área profissionalmente. Vi nas redes sociais que ia reabrir, após ficar fechado por conta da pandemia, um dia após o meu aniversário, então decidi vir com os meus sobrinhos, para que eles também tivessem essa experiência e comemorar comigo. E a experiência foi maravilhosa”, contou animada.

As visitas espontâneas e guiadas vão ocorrer a partir do dia 5 de julho nos horários da manhã (10h15 e 11h15) e tarde (13h40 e 14h40). Já os agendamentos para unidades escolares podem ser feitos a partir do dia 10 de julho pelo telefone 2671-7797. A entrada é gratuita. Para esta reabertura, o Museu Ciência e Vida preparou uma programação especial. Já está sendo ofertado, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o curso de robótica para surdos aos sábados.

Durante o período em que o Museu Ciência e Vida esteve fechado devido à pandemia, a equipe do espaço desenvolveu diversas estratégias para o mundo digital, como as lives De Frente com Cientistas, que já recebeu mais de 50 pesquisadores, dentre eles dois ganhadores do Prêmio Nobel; as lives Conecta e também Conecta EstrElas, sobre Astronomia através de pesquisadoras que atuam nas mais diversas áreas. Além disso, o Museu Ciência e Vida desenvolveu diversas oficinas on-line para professores, como ‘Água, saúde e ambiente’ e ‘Compostagem: transformando lixo em vida’.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.