Xerém: alunos de cinema do Instituto Zeca Pagodinho exibem filmes produzidos na Baixada Fluminense durante formatura

Os curtas selecionados serão exibidos a céu aberto no campo de futebol da Instituição

Publicado em:

Por

Dia 28 de julho, a partir das 19h, o gramado do campo de futebol do Instituto Zeca Pagodinho irá se transformar em uma grande sala de cinema. É que neste dia acontecerá a formatura com a entrega dos certificados para os alunos que participaram do projeto Cinema Leva Eu, uma parceria da EBAV com o Instituto Zeca Pagodinho. A iniciativa tem como objetivo capacitar e incluir moradores da Baixada Fluminense na produção de conteúdo para cinema nacional, proporcionando o surgimento de novos produtores e de atores para vídeo.

O curso teve a duração de quatro meses e promoveu 108 horas de aulas teóricas e 112 horas/aulas práticas para 44 alunos, 30 em aulas de produção e 14, em atuação. Nele foram escolhidos, pelos próprios alunos, cinco curtas para serem produzidos e são estes trabalhos que serão exibidos, a céu aberto, em uma tela de sete metros e com o mesmo equipamento que realiza a projeção do Festival de Cinema de Gramado.

Como define André da Costa Pinto, coordenador do projeto, “os filmes selecionados apontam uma outra visão do Rio de Janeiro. Quando nos referimos a cidade no audiovisual, por mais que falemos do Estado do Rio, as imagens sempre estão ligadas a capital. Esses trabalhos apresentam não só um outro olhar sobre o Rio, mas também outras paisagens, outros atores sociais, apresentam uma cidade que também é formada pela Baixada Fluminense”.

Para Sergio Assis, fundador da EBAV, “o projeto não só proporciona cidadania e acesso ao conhecimento, como está formando esses jovens para que possam atuar e trabalhar no mercado audiovisual”.

Com o sucesso do projeto, será lançado, no evento, mais um edital e serão abertas, oficialmente, inscrições para as novas turmas do “Cinema Leva Eu”. Elas acontecerão no período de 28 de julho até o dia 20 de agosto pelo site: ebav.org.br.

O evento de formatura, com a exibição dos curtas, será gratuito, aberto à comunidade e terá a distribuição de pipoca e refrigerantes.

Curtas Produzidos através do “Cinema Leva Eu”:

FNM – Vila de Operários (documentário)
Um filme de Maria Carolina e Equipe
Sinopse: Em uma Vila com vestígios históricos, na Baixada do Rio de Janeiro, uma jovem resolve reunir pessoas que vivenciaram aquela época, embarcando em uma jornada pelas suas histórias e lembranças

Ninguém Via (ficção)
Um filme de Gabriel Leal e Equipe
Sinopse: Julia é uma jovem que está tendo um dia muito difícil, mas recebe uma proposta de um desconhecido que pode mudar a sua vida. Ou, pelo menos, a forma como vê as coisas.

Uma Questão de Ética (ficção)
Um filme de Marcelo Ribeiro e Equipe
Sinopse: “Uma questão de ética” narra a vida de um professor de filosofia, aparentemente sem ética, que decide ensinar lições da ética para seus alunos de uma forma inusitada.

9h em Deodoro (documentário)
Um filme de Dorgo Dj e Equipe
Sinopse: Se o Rio de janeiro continua lindo, é por conta da arte além da natureza, nos transportes coletivos jovens das periferias compartilham essa beleza até que a lei 8120/18 que os torna patrimônio cultural do estado é caçada, proibindo a arte e os artistas de respirar. Pra entender esse cenário precisamos estar 9 horas em Deodoro.

Odisséia Fluminense
Um filme de Mateus Carvalho e Equipe
Sinopse: Após sair do trabalho na capital do Rio de Janeiro, uma secretária em seu primeiro dia no novo emprego precisa retornar para casa a tempo de um importante compromisso.

Formatura Primeira Turma do Projeto “Cinema Leva Eu”:
Data: 28 de julho
Horário: 19h
Local: Instituto Zeca Pagodinho – Rua Carlos Mateus 54, Xerém, Duque de Caxias-RJ.

Foto de capa: Matheus Polis

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.