Estudantes de audiovisual criam campanha de amor à Baixada para financiamento de documentário

Publicado em:

Por

É bem no coração de São João de Meriti que nasce a campanha para exaltar o amor pela Baixada Fluminense. A estudante de audiovisual do EncontrArte Marina Maux, cria da região São João – Pavuna, é a criadora da ideia. “Existe Amor na BxD” nasceu pelo incômodo observado sobre a imagem negativa da região.

“Quando era mais nova a Baixada Fluminense era um lugar que eu tinha que superar, um lugar de onde eu deveria fugir. Hoje a Baixada é o lugar que mais me acolhe no mundo e o que mais me ofereceu oportunidades de crescimento e de me potencializar”

Os elementos negativos como a violência da região são conhecidos e amplamente retratados em notícias e até na ficção. Atrelado à isso está também a gama de problemas como educação pública com baixo investimento, ausência de saneamento básico em muitos bairros, poucos recursos direcionados para o fazer artístico e cultural da Baixada Fluminense e a situação econômica que afeta o país e fica mais evidente na camada mais marginalizada da população. Esse contexto reflete na autoestima do morador do lugar. Mesmo que, por outro lado, exista também inúmeros elementos de orgulho como Beija-Flor, Marcão Baixada, Moduan Matus, festivais de teatro, música, dança, farta propulsão de escritores e poetas em saraus, talentos em todos os cantos, a identidade com o território é afetada pela narrativa explorada por quem é de fora. Marina conta que “Existe Amor na BxD” possui dois propósitos fundamentais: é uma marca de produtos para representar o lado bom da região e é também uma captação de recursos para produção de um documentário que apresentará o lado afetivo da Baixada Fluminense.

Os produtos da marca “Existe Amor na BxD” são bonés, ecobag e blusa, além de um adesivo como lembrança para os clientes. A pré-venda termina na quarta-feira (31/08) através do Instagram do projeto. Toda o recurso captado com as vendas será destinado para a produção de documentário de mesmo nome. A realização da obra será feita pela turma de alunos da Escola de Audiovisual do EncontrArte. O roteiro é de Marina Maux, o cargo de primeiro assistente de direção é de Guilherme Leopoldo e Emanuel Sant é responsável pela gerência de produtos.

Toda a turma do EncontrArte está participando da realização do documentário. O mais recente trabalho realizado pelo grupo foi a gravação do videoclipe do Natö, Coleira da Amargura, ainda inédito para o público. A pretensão do documentário é apresentar uma representação diferenciada da Baixada Fluminense sob a ótica de quem vive e respira a região.
Marina Maux fala sobre a vontade de ver nas ruas da região o sentimento de pertencimento como ocorre em outros lugares do mundo.

“O que eu quero é que o morador da Baixada Fluminense conheça o Existe Amor na BXD, veja alguém usando a blusa na rua, assista ao documentário e sinta que estando na Baixada Fluminense, ele faz parte de algo grandioso do qual se orgulhar.”

A Baixada Fluminense é um lugar complexo de crises e amparo. Não é só sobre lugar, é sobre pessoas.

Foto: Emanuel Sant

Serviço:
“Existe Amor na BxD”
Instagram: https://www.instagram.com/existeamornabxd/
EncontrArte Audiovisual: https://www.instagram.com/encontrarteon/

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.