Solo “O que só passarinho entende” estreia em Duque de Caxias e Marechal Hermes
Publicado em:
O Grupo Raiz, da cidade do Rio, através do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apresentará o espetáculo “O que só passarinho entende”, em teatros da zona norte e da baixada fluminense, nos meses de outubro e novembro, em parceria com artistas da Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul/SC. As primeiras apresentações serão em Marechal Hermes, no Teatro Armando Gonzaga, de 28 a 30 de outubro, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h. No fim de semana seguinte, de 04 a 06 de novembro, o espetáculo será apresentado em Duque de Caxias, no Teatro Firjan SESI Caxias, sexta às 19h, sábado às 20h e domingo às 19h.
Esse trabalho retoma suas apresentações no estado, quase três anos depois de ter uma temporada interrompida pela pandemia, no Teatro Cesgranrio, em março de 2020.
“O que só passarinho entende” é um monólogo escrito e produzido pela autora carioca Agatha Duarte, com o ator pernambucano Samuel Paes de Luna, que conta a história de uma personagem que vive no Vale do Jequitinhonha, no interior do estado de Minas Gerais, mesclando com memórias de sua própria história em sua terra natal: Limoeiro. O espetáculo apresenta, de maneira lúdica e poética, a singularidade de uma mulher que, apesar de marcada pelas intempéries da vida, carrega a convicção de que o real valor e beleza de sua existência estão no conhecimento empírico, diretamente ligado à natureza.
Baseado no conto Totonha, do livro Contos Negreiros do autor também pernambucano Marcelino Freire, e inspirado na obra de Manoel de Barros, o texto de Agatha Duarte questiona os reais valores do ser humano, aquilo que realmente é necessário para estarmos em harmonia onde e com quem vivemos, e faz um contraponto necessário ao comportamento do homem contemporâneo.
A peça “O que só passarinho entende”, dirigida pelo ator e diretor catarinense Thiago Becker, transpõe para a cena um cotidiano simples, explorando a poesia de uma maneira singela de se viver, sem deixar de mergulhar fundo numa realidade que diz respeito a toda sociedade, abordando questões como a solidão, o abandono, a seca e o conhecimento popular em contraponto ao erudito.
A dramaturgia desse trabalho nasceu em janeiro de 2017, através de estudos e processos de pesquisa realizados por Agatha e Samuel. Porém, o espetáculo só estreou em outubro de 2018, encerrando a Feira do Livro de Rio do Sul/SC, contando com a presença dos autores Marcelino Freire e Agatha Duarte para um bate-papo no final.
O espetáculo, que já passou pelo 20° Festival Recife do Teatro Nacional em novembro de 2018, foi selecionado para o Circuito Sesc EmCenaCatarina 2019, através do qual passou por 24 cidades do estado de Santa Catarina de setembro a novembro de 2019. Ainda em 2019, passou pelas cidades de Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro/RJ, além de Recife, Surubim, Vitória de Santo Antão e Bonito/PE. Em 2020, teve três indicações ao Prêmio Cenym do Teatro Nacional. Participou também do Projeto Encena Paraná do Sesc Paraná em 2021, através do qual passou pelas cidades de Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Em 2022, participou da programação do Verão Teatral da Associação Joinvilense de Teatro em Joinville e da Maratona Cultural de Floripa, em Florianópolis/SC.
Serviço:
Espetáculo Teatral | O que só passarinho entende
28 a 30 de Outubro de 2022 – Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 19h
Ingressos – 20 inteira | 10 meia
Teatro Armando Gonzaga – Endereço: Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 – Mal. Hermes, Rio de Janeiro – RJ, 21610-480 – Telefone: (21) 2332-1040
Duração – 75 minutos
Classificação -12 anos
04 a 06 de Novembro de 2022 – Sexta às 19h, Sábado às 20h e Domingo às 19h.
Ingressos – 20 inteira | 10 meia
Teatro Firjan SESI Caxias – Endereço: R. Artur Neiva – Circular, Duque de Caxias – RJ, 25080-000 – Telefone: 0800 023 1231
Duração – 75 minutos
Classificação -12 anos