Brasil de Tuhu chega a 14ª edição promovendo a educação musical nas escolas

Publicado em:

Por

O Brasil de Tuhu, programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, inspirado na vida e obra do maestro Heitor Villa-Lobos, volta ao Rio de Janeiro em sua 14ª edição. Realizado desde 2009 pela Baluarte Cultura em parceria com a violinista Carla Rincón, o programa já percorreu mais de 315 escolas públicas de 13 estados brasileiros realizando Concertos Didáticos para mais de 57 mil crianças, e já capacitou mais de 1.300 professores e educadores com a Vivência Musical, um ciclo formativo que apresenta técnicas e recursos para musicalizar o ambiente escolar. Nesta edição, ele percorre 4 escolas do Rio entre os dias 18 e 21 de outubro de 2022 e finaliza as atividades nos dias 22 e 23 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A expectativa deste ano é de que os Concertos Didáticos sejam apresentados para cerca de 1.500 crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro, com idade entre 6 a 12 anos.
Carla Rincón, premiada violista, formada pelo El Sistema e diretora pedagógica do Brasil de Tuhu, fala sobre a experiência:

“Eu sou da Venezuela, e lá toda a musicalização infantil é feita com o folclore venezuelano. Quando me mudei para o Brasil, pesquisei amplamente sobre Villa-Lobos e me deparei com o Guia Prático e, desde essa descoberta, tenho o Guia como referência em todo o trabalho que desenvolvo. Nos Concertos Didáticos, fazemos uma conexão entre as músicas e a história de forma lúdica, com uma apresentação teatral musicalizada, e vemos que, para muitas crianças, é a primeira vez que escutam falar sobre Villa-Lobos, que ouvem instrumentos de cordas, que assistem a um espetáculo. É uma forma de fazê-los conhecerem sua arte, cultura e raízes. Levar isso para as escolas públicas brasileiras é incrível”

Todas as ações do Brasil de Tuhu são inspiradas no Guia Prático de 1984 de Heitor Villa-Lobos, maestro e grande entusiasta da educação musical que, na década de 30, percorreu o país documentando cantigas populares para que as mesmas servissem de ferramenta para a musicalização de crianças em escolas públicas do país. O nome do programa, inclusive, é em homenagem a ele, que era encantado por locomotivas e imitava o som delas quando era menino, dizendo: “Tuhuuu!”.

De 18 a 21 de outubro, os Concertos Didáticos passarão por escolas da Zona Oeste, Zona Norte e Baixada Fluminense e quem entra em cena é o Quarteto Brasil de Tuhu, formado por Carla Rincón no primeiro violino, Larissa Torres no segundo violino, Gabriel Vailant na viola e Davi Santos no violoncelo. Além do Quarteto, a atriz Patrícia Costa compõe o time interpretando, com muita graça, a tia Fifinha. Juntos, eles contam a história de Heitor Villa-Lobos ao som de cantigas populares reunidas por ele como “Fui no Itororó”, “Atche” e “O Cravo”. A interação com a plateia é o principal diferencial da apresentação, estimulando o interesse e a percepção musical de alunos e professores. O roteiro é costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, que ensina noções básicas dos elementos da música, apresenta os instrumentos que compõem um quarteto de cordas e o que é ritmo, melodia e harmonia.

“O objetivo é levar suavidade para o dia-a-dia das escolas, estimular a criatividade, resgatar emoções e proporcionar conhecimento sobre nossa cultura através do universo de Villa-Lobos. Queremos ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira. Por isso, estamos muito felizes com a retomada às escolas presencialmente, ampliando o acesso aos nossos conteúdos e ações”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.

A 14ª edição da Vivência Musical será realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2022, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, de 10h às 17h. O conteúdo, voltado para educadores de todas as áreas, é apresentado como uma combinação de jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em diversos tipos de aula ou atividades. A Vivência Musical do Brasil de Tuhu é um ciclo formativo gratuito, inspirado na teoria do Construtivismo, destinado a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados nas metodologias de musicalização. Ao lado de Carla Rincón, a Vivência é conduzida também pela pianista Josiane Kevorkian. Ao final da experiência, os participantes receberão um certificado de conclusão.

“Durante as Vivências, apresentamos ferramentas que tornem o ambiente escolar e as aulas mais ativas e menos repetitivas. É um projeto de experimentação da música, ensinando os educadores, na prática, sobre como ela pode ajudar seus alunos a lidar com as emoções, a desenvolver conflitos e a prender a atenção. Queremos desconstruir o que muitos trazem da licenciatura e mostrar que existem formas de tornar as aulas mais criativas e alegres com ferramentas pedagógicas construtivistas, onde temos a criança como foco das atividades”, garante Rincón.

Todas as atividades propostas durante a oficina tem como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre: educação espaço-temporal, desenvolvimento do ritmo, estímulo à criatividade por meio da improvisação musical, do ouvido musical e da voz. A inscrições estão abertas e podem ser feitas no link.

Composto por 12 diferentes ações, o Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pela Elekeiroz e copatrocinado pela GLP, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Foto: Brasil de Tuhu.

Serviço:
Concertos Didáticos Brasil de Tuhu

RIO DE JANEIRO
Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (Campo Grande)
Data: 18/10
Horários: 9h e 10h

Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (Campo Grande)
Data: 19/10
Horários: 10h e 13h

Escola Municipal Mato Grosso (Irajá)
Data: 21/10
Horários: 10h30 e 13h30

CAXIAS
Escola Municipalizada Tancredo Neves
Data: 20/10
Horários: 10h e 12h30

Vivência Musical do Brasil de Tuhu
Datas: 22 e 23 de outubro de 2022
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – sala 26 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 10h às 17h
Inscrições: https://bit.ly/InscricoesVivenciaRJ (até 17/10)
Classificação indicativa: Maiores de 18 anos
50 lugares

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.