Espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” se apresenta em Caxias e Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

O monólogo Paulo Freire, o Andarilho da Utopia, retorna à cena para uma curta circulação teatral: serão sete apresentações, percorrendo espaços como o Teatro Mario Lago (Vila Kennedy), o Teatro Gonzaguinha (Centro) e o Auditório da Faculdade de Educação da Baixada (FEBF/UERJ). A estreia da nova temporada será no dia 31 de outubro, com duas apresentações no Teatro Noel Rosa (UERJ) nos horários das 15h e 19h. Todas as sessões têm estrada franca, contarão com intérprete de libras e acontecem a partir do EDITAL DE CHAMADA EMERGENCIAL DE PREMIAÇÃO Nº 05/2021 “RETOMADA CULTURAL RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC RJ.

Inspirado na trajetória e na obra do patrono da educação brasileira, o espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, que foi indicado ao prêmio Shell de 2019 na categoria Inovação, propõe um diálogo com o pensamento do educador por meio de uma dramaturgia inédita. O ator e palhaço Richard Riguetti protagoniza a encenação, assinada por Luiz Antônio Rocha e dramaturgia Junio Santos, em que Paulo Freire aparece como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança.

É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira, que a história começa… Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido à fome, tal qual grande parte da população brasileira. Na infância da juventude, outra fome lhe ocupa o tempo: as palavras. E ele as devora como se fossem pedaços de comida. Foi essa a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas, e com elas, percorre territórios, tecendo uma pedagogia emancipadora e revoluciona a educação mundial — movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de consciência política, de justiça e de superação dos obstáculos.

Costurando sonhos e uma rede de afetos, celebrando o pensamento do intelectual brasileiro que recebeu 40 títulos como doutor “honoris causa” de universidades nacionais e estrangeiras, a nova temporada de Paulo Freire, o Andarilho da Utopia chega para renovar nossa crença numa sociedade plural e numa educação emancipadora.

Todas as apresentações são gratuitas e contarão com intérprete de libras.

Data: 01/11 – terça-feira
NOVA IGUAÇU
Local: Biblioteca Comunitária Paulo Freire
Endereço: Rua Rinaldo Joaquim dos Reis, 129 – Rancho Fundo
Horário: 15h

Data: 08/11 – terça-feira
DUQUE DE CAXIAS
Local: Auditório da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)
Endereço: Rua General Rebelo SN. Vila São Luis. Duque de Caxias – RJ
Horários: às 10h30 e 19h

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.