Cineasta da Baixada vence Festival Curta Cinema e Prêmio Canal Brasil

Publicado em:

Por

Ao apagar das luzes de 2022 o cineasta iguaçuano Marçal Vianna recebeu a boa nova: seu filme “Deus Não Deixa” foi premiado e será exibido no Canal Brasil. O prêmio em questão ocorreu no Curta Cinema, festival que possui conexão com premiações importantes como o Oscar. O filme de Vianna ganhou Menção Honrosa do Júri e o Prêmio Canal Brasil.

Marçal Vianna é cria de Nova Iguaçu e aluno do EncontrArte Audiovisual. Vianna afirma que a escola foi um divisor de águas. Foi na escola que Marçal Vianna adquiriu experiência para poder realizar o filme em questão. O jovem diretor conta que o projeto do filme “Deus Não Deixa” foi pensado na questão do peso cristão que as pessoas da comunidade LGBTQIAP+ sofrem. Segundo Vianna, normalmente no cristianismo as pessoas dessa comunidade são colocadas em lugar de inferioridade.

“O objetivo principal de contar a história do Miguel era praticamente essa. Refletir sobre conservadorismo, sobre a interpretação da bíblia e o impacto que esses elementos causam na vida das pessoas.”

Segundo Marçal Vianna o filme não é panfletário. Pelo contrário, é um filme respeitoso com a trajetória do personagem chamado Luis Miguel cuja reportagem já foi publicada no Site da Baixada.

“Com o filme anterior, “Neguinho”, foram mais de 100 festivais. Com “Deus Não Deixa” tudo mudou. Chegamos no Festival de Gramado e teve exibição no Estação Net, que era um dos meus sonhos.”

“Deus Não Deixa” foi selecionado para o Festival de Gramado, premiado no Curta-Cinema do Canal Brasil. Além disso o filme foi exibido no Festival Transforma de Santa Catarina e na Semana do Curta-Metragem Paulista.

“Por ser da Baixada nunca tinha me vislumbrado com as possibilidades de trabalhar com o cinema de fato.”

Para 2023 já há mais evento marcado para o filme do iguaçuano. Em São Gonçalo ocorrerá o Visões Periféricas e o filme tem exibição garantida. De acordo com Marçal, o plano é tentar uma carreira internacional.

“Todas essas coisas me pareceram muito distante. Estou muito feliz de estar conquistando isso tudo.”

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.