De Nova Iguaçu, espetáculo “O Patinho Feio” é aprovado no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar

Publicado em:

Por

Os coletivos teatrais da Baixada Fluminense vêm mostrando fôlego para romper barreiras que antes cerceavam a difusão da produção de espetáculos da região. Isso se dá principalmente pela persistência e trabalho em rede feito pelos artistas e grupos que estão buscando cada vez mais o aprimoramento através das trocas de experiências artísticas.

É no contexto da perseverança no território que a Trupe Investigativa Arroto Cênico de Nova Iguaçu vem se firmando como uma das companhias de maior atividade da região. O Grupo acaba de conquistar um feito inédito para o teatro produzido na Baixada Fluminense: o espetáculo “O Patinho Feio” foi indicado a 05 categorias do 7º Prêmio CBTIJ – um dos Prêmios mais importantes do Teatro Infanto Juvenil brasileiro. A montagem concorre em Texto Adaptado, Atriz Coadjuvante, Coletivo de Atores, Confecção dos Figurinos e Direção de Produção.

“Para nós as indicações ao Prêmio CBTIJ vieram reafirmar o trabalho desenvolvido pelo grupo nesses oito anos de trajetória. É muito difícil produzir arte na baixada. E termos sidos indicados à um prêmio desse porte, concorrendo com produções de peso do teatro infantil carioca nos enche de orgulho e sinaliza que estamos no caminho certo. Um grupo do nosso território ser indicado à “Direção de Produção” mostra que o júri do prêmio está ampliando seu olhar para além do que é produzido na zona sul carioca.” Resume Luiz Felipe Machado, produtor do grupo.

Além do prêmio, o espetáculo foi contemplado no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, junto com produções de vários estados brasileiros e irá fazer uma Circulação durante os meses de março e abril por 07 unidades do Sesc RJ, percorrendo municípios localizados no interior do estado do Rio de Janeiro, como Campos, Teresópolis e Barra Mansa. O Edital é uma Realização do Sesc RJ. O circuito começa no dia 05 de março (domingo) às 16h no Sesc Campos, localizado na Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes – RJ. A montagem já foi selecionada para 15 festivais nacionais de Teatro, tendo recebido 21 prêmios, sendo 5 deles de Melhor Espetáculo.

“O Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar em sua 2ª Edição, vem se firmando como um dos mais importantes editais culturais do estado, democratizando o acesso de artistas periféricos e criando uma programação com pautas inclusivas. Para nós da Trupe estarmos na programação do edital fortalece as ações do grupo, pois será a primeira vez que estaremos percorrendo o interior do nosso estado.” Afirma Erick Galvão, ator e protagonista do espetáculo.

O espetáculo “O Patinho Feio” com dramaturgia de Beto Gaspari, Cesário Candhí e Marcos Covask e trilha sonora de Beto Gaspari é uma livre adaptação teatral em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen, cuja obra permanece lúdica até os nossos dias, merecendo constantes adaptações. Situada no sertão e com uma proposta diferente de abordagem do conto a peça atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro, inserindo um desfecho inclusivo. Com uma Trilha Sonora original, em cena os atores se desdobram também nas funções de cantores e músicos. Na encenação uma trupe mambembe de brincantes conta de maneira peculiar a história de um patinho que não se encaixa nos padrões vigentes do lugar, e por isso é rejeitado pelos demais personagens. No elenco: Carla Nunes, Cesário Candhí, Erick Galvão, Nancy Calixto e Ph Silva.

E depois de percorrer 15 festivais nacionais de teatro e uma temporada no Rio, a Trupe retorna para seu município-sede. Em março, através do Edital I Festival de Artes de Nova Iguaçu da FENIG, o grupo irá realizar também uma circulação pelo município de Nova Iguaçu com 06 apresentações dos três espetáculos infantis do grupo: O Mistério da Rua de Cima, Jotinha – O menino que brincava com as palavras e O Patinho Feio.

Nos três espetáculos infantis o grupo realiza um trabalho em rede com artistas e técnicos de diversos coletivos da baixada fluminense, tais como a Cia de Arte Popular de Duque de Caxias (Dramaturgia, Direção Musical e elenco), Cia de Segunda de Nova Iguaçu (Elenco), Teatro Baixo de Nova Iguaçu (Maquiagem) e Cia Cerne de São João de Meriti (Programação Visual).

Cronograma das apresentações do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar

05/03/2023 (Domingo) às 16h – SESC CAMPOS
Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes – RJ, 28035-581

11/03/2023 (Sábado) às 15h – SESC DUQUE DE CAXIAS
Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias – RJ, 25011-490

12/03/2023 (Domingo) às 16h – SESC RAMOS
Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ, 21060-130

26/03/2023 (Domingo) às 16h – SESC TERESÓPOLIS
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25953-237

02/04/2023 (Domingo) às 15h – SESC BARRA MANSA
Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa – RJ, 27320-430

09/04/2023 (Domingo) às 16h – SESC SÃO GONÇALO
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ, 24440-490

14/04/2023 (Sexta-feira) às 14h – SESC SÃO GONÇALO
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ, 24440-490

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.