Longa-metragem iguaçuano será exibido no Estação NET Rio
Publicado em:
Sexta-feira, 17/03, será um dia pra ficar na história de um grupo de 30 produtores audiovisuais baixadenses: O longa-metragem “@predioposto13 – Meu Nome É União” vai ser exibido no Estação NET Rio, uma das principais salas de cinema do Rio de Janeiro.
“Fazer cinema na Baixada Fluminense e a existência de um cinema de rua em plena atividade são gritos de resistência. A exibição do filme do Prédio no Estação NET Rio é muito representativa”, comenta Josy Antunes, moradora de Belford Roxo e diretora do filme.
“@predioposto13” foi realizado de forma totalmente independente, contando com a união voluntária de diversos coletivos e realizadores da Baixada Fluminense. O projeto surgiu com o intuito inicial de conhecer a história do antigo Hotel União, localizado na Rodovia Presidente Dutra, altura de Nova Iguaçu. Em desuso há cerca de 20 anos, a construção se tornou referência para os moradores da região, por sua importante localização, suas inconfundíveis cores e por ter se tornado um grande mural da pixação carioca. O filme dialoga com moradores e trabalhadores do entorno, pessoas que viram o hotel em funcionamento e pixadores, além de retratar o próprio processo da equipe de filmagem.
Gravado em 2020, quando ouvíamos as primeiras notícias sobre a pandemia do Covid-19, pouco antes da quarentena ser decretada, entre os dias 04 e 08 de março, o longa foi oficialmente finalizado e lançado apenas em março de 2022, no Centro Cultural Donana, em Belford Roxo. “O material passou um ano inteiro sem ser tocado. No começo de 2021, recebemos um convite do Zona de Cinema para uma sessão online com o primeiro corte do filme, que ainda não havia começado a ser montado. A proposta nos impulsionou a iniciar o processo e em menos de 1 mês conseguimos levantar a primeira versão do filme, para a sessão que aconteceu dia 14 de março de 2021”, relata Josy sobre a relação do projeto do @predioposto13 com o Zona de Cinema, Movimento de Cinema na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “Foi durante a montagem que a gente foi descobrindo o que o filme falava. A gente foi entendendo que o filme precisava ser um mosaico que representasse o acontecimento da gravação também. Foi quando a gente decidiu colocar os bastidores pra dentro do filme, como parte tão importante quanto as entrevistas. O filme reflete a curiosidade genuína de todos ali, porque a equipe toda é afetada por aquele prédio. É uma grande celebração sobre o fazer cultural e artístico na Baixada”, conta Higor Cabral, morador de Duque de Caxias e montador do filme.
O Zona de Cinema também foi responsável pelo convite para a exibição no Estação NET Rio, dentro da programação #JuntesnaCultura2023, uma parceria entre o Circuito Estação Net, o Goethe-Institut Rio de Janeiro e o Consulado da França no Rio. Através de uma chamada pública de ocupação cultural, o Zona de Cinema realizará a “Pedagogia das Margens – (A)Mostra”, projeto selecionado que ocupará o cinema entre os dias 17 e 19 de março de 2023. “O Zona de Cinema já tinha uma importância gigante na nossa história. Dia 17 será mais um marco nessa relação de amizade e admiração mútua”, destaca Josy.
Gisele Motta, idealizadora do Zona de Cinema e da Mostra, explica a relação entre os projetos: “O @predioposto13 é pra gente um exemplo master de cinema correria. Um cinema engajado, feito entre os corres, um filme super coletivo, que mobiliza uma campanha que é pra além do filme. A gente tem a questão de que todo filme e toda produção artística é um processo pedagógico e isso pra gente é a coisa mais importante. É um processo muito maior do que fazer um evento ou um filme. A gente tá fazendo transformação social a partir da produção cultural.”
Além do “@predioposto13” no dia 17, a programação exibe no dia 18 o filme alemão “A saída dos operários da fábrica” (1995), de Harun Farocki. E no dia 19 o documentário francês “Lumièr – a aventura começa” (2016), de Thierry Frémaux.
Após os filmes, todo dia haverá um debate e uma oficina relacionada com a temática e linguagem de cada um. No dia 17, a oficina associada a exibição do Prédio será ministrada por Higor Cabral, através do dispositivo “Um minuto para uma imagem”. “É muito legal estar envolvido com o Pedagogia das Margens por ser um projeto que está totalmente alinhado com o caráter do filme do Prédio: Mostrar possibilidades”, comenta Higor.
SERVIÇO
Local: Cinema Estação NET Rio. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro
Data: 17 de março.
Horário da exibição do filme: 14:30
Horário da oficina: 17:50
Programação gratuita.
Ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema no dia da sessão.
Sujeito a lotação.
Página do filme: https://www.instagram.com/predioposto13/
Página do Zona de Cinema: https://www.instagram.com/zonadecinema.art/
Para participar da oficina é necessário realizar inscrição através do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9q4yqnwXyV7dArmOx_1Xjy5IohTOT0JxouU_4YER7zX04Qg/viewform