Lu Brasil lança livro ‘Memórias da Vila Operária’ em homenagem ao bairro em Duque de Caxias

Publicado em:

Por

No próximo dia 15 às 19h acontecerá no Centro Cultural Lira de Ouro o lançamento do livro “Memórias da Vila Operária – entrevistas com moradoras e moradores de Vila Operária”. O Livro foi organizado por Mauro Amoroso (Professor da UERJ/FEBF) e Lu Brasil que além de ter graduação e Mestrado pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), também é moradora da Vila Operária.

Para Lu Brasil, “entender através da oralidade dos mais velhos quais são as histórias que o território carrega como ele foi construído, sua história política e como as mudanças atravessaram gerações é de suma importância não somente como um legado de pesquisa para a Baixada Fluminense, mas como fonte de informação dos moradores para os próprios moradores”.

O evento terá muita música, exposições de artes como a dos alunos do Curso “Da teoria à prática na cultura hip–hop” e também, marca a posse da nova diretoria do Lira de Ouro, que nos últimos anos é administrado por uma frente de mulheres.

O Lira de Ouro fica na R. José Veríssimo, 72 – Vila Meriti, Duque de Caxias

Mais informações no instagram: https://www.instagram.com/lubrasilart/

Sobre a Vila Operária

Favela localizada no primeiro distrito de Duque de Caxias, é conhecida por ser uma galeria de arte ao ar livre graças ao evento anual Meeting Of Favela, que reúne artistas de vários lugares da América Latina e outros lugares do mundo para pintar gratuitamente as paredes das casas.

A Vila Operária surgiu entre os anos 1950 e 1960, após o loteamento das terras que pertenciam a Genack Chadrycky. A dificuldade de moradia na cidade do Rio de Janeiro levou este território a ser ocupado por trabalhadores operários.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.