Japeri inaugura espaço de apoio à produção cultural em parceria com IFRJ Nilópolis
Publicado em:
O setor cultural de Japeri ganhará um importante reforço nos próximos dias: a Prefeitura irá inaugurar, no dia 1° de agosto, mais um polo do Estação Cultura, que vai funcionar no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e o curso de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) de Nilópolis e tem como objetivo oferecer um espaço de apoio aos agentes culturais da cidade.
O japeriense que comparecer ao Centro Cultural, em Engenheiro Pedreira, receberá auxílio para criar portfólio, elaborar projetos, se cadastrar no mapeamento de agentes culturais do município, fazer inscrições em editais e leis de incentivo, além de ser orientado sobre a prestação de contas de projetos culturais. Vale lembrar que Japeri já conta com um polo do Estação Cultura, que funciona na sede da Secult (Rua Rosária Loureiro, 181. Centro).
Para o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., o polo em Engenheiro Pedreira será fundamental para facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços ofertados pela administração municipal. “Os agentes culturais de Engenheiro Pedreira precisavam se deslocar até Japeri, pagavam passagem e tinham custos. Com o Estação Cultura no Centro Cultural, esse acesso se torna mais fácil. O novo polo oferecerá os mesmos serviços. Outro ponto importante é que estamos prestes a lançar os editais da Lei Paulo Gustavo e esse novo polo terá um papel muito importante para que os agentes culturais recebam todo o suporte necessário”, apontou o gestor.
A inauguração do Estação Cultura ocorrerá na próxima terça-feira (1/08), no Centro Cultural (Avenida Tancredo Neves, S/N, Parque Mucajá), a partir das 16h. O polo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento pode ser agendado por meio do whatsApp: (21) 99292-2448.