Mostra de Dança Firjan SESI levam espetáculos inéditos a Duque de Caxias

Publicado em:

Por

Oito espetáculos inéditos irão compor, entre 10 e 13/08, as Mostras de Dança realizadas nos Teatros Firjan SESI Caxias e Jacarepaguá. Os ingressos são gratuitos. As companhias foram selecionadas por meio do Edital de Cultura Firjan SESI 2023, que propõe uma série de ações que atendem às atuais demandas do setor artístico e contribuem para a retomada do desenvolvimento cultural do estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhos participantes das Mostras de Dança fazem parte do total de 70 projetos culturais que compõem a programação dos Teatros Firjan SESI ao longo do ano de 2023. Após a aprovação no edital, os grupos tiveram acesso a uma verba de R$ 30 mil para desenvolverem seus trabalhos. Além disso, os projetos foram aprimorados a partir de residência artística realizada entre 27 e 31/03, um momento para a troca de experiências nas temáticas relacionadas à linguagem da dança.

Coordenador de cultura e educação da Firjan SESI, Antenor Oliveira destaca que o Edital de Cultura contribui para toda a cadeia produtiva das diversas vertentes da arte. “Além disso, potencializa a vocação cultural dos territórios, conectando os mais diferentes públicos e promovendo a valorização de projetos que preconizam a diversidade e a originalidade.”

Confira a programação completa da Mostra de Dança Firjan SESI Caxias:

Espetáculo: Terceiro Corpo

Companhia: Mariana Pimentel
Data: 10/08 (Quinta-feira)
Hora: 20h
Classificação etária: 14 anos

“Terceiro Corpo” é um solo de dança sobre a relação entre corpo e ancestralidade. Minha avó se chamava Moema. Minha mãe se chama Moema. E Moema também quase foi o meu nome. Moema é uma mulher indígena presente na obra “Caramuru: poema épico do descobrimento da Bahia”(1829). Terceiro Corpo propõe desconstruir a narrativa hegemônica de que Moema morreu afogada por nadar até a morte em busca do amor não correspondido de Caramuru, e sim pelo fato de sua irmã estar sendo levada por ele para outro continente.

Espetáculo: Giras Periféricas

Companhia: Companhia de Dança Grupo Efeito Urbano
Data: 11/08 (Sexta-feira)
Hora: 20h
Classificação etária: 10 anos

“O que é a dança quando ela é produzida pelo nosso corpo, brasileiro, preto e favelado?” A partir desta provocação a companhia Grupo Efeito Urbano busca traduzir as influências das danças e da cultura negra favelada em um espetáculo de dança inédito. Em 5 atos, Giras Periféricas mostra o ser e viver na favela a partir da ótica feminina. Quem somos, o que queremos mostrar e como queremos ser vistos.

Espetáculo: Boca do Mundo

Companhia: Marcio Cunha Dança Contemporânea
Data: 12/08 (Sábado)
Hora: 19h
Classificação etária: 16 anos

Boca do Mundo é uma continuação das pesquisas do coreógrafo e artista plástico Marcio Cunha que investiga através de suas obras coreográficas o corpo energético e suas estruturas plásticas. Boca do mundo transborda fome de Brasil! É na encruzilhada, no meio da capoeiragem, na roda que a comunicação com o público se dá! Uma evocação das danças populares brasileiras e de personagens populares do Brasil em uma encruzilhada cênica, onde os intérpretes através de músicas e danças encarnam encantados de todos os cantos do país.

Espetáculo: MPB – AMOR GUERRA E PAZ

Companhia: LABORATORIO DE DANÇA DANIEL CORTEZ
Data: 13/08 (Sábado)
Hora: 19h
Classificação etária: 10 anos

MPB- Amor, Guerra e Paz traz a reflexão, reunindo ritmos e movimentos musicais do Brasil, em uma visão sobre a história do no nosso país através da Dança Contemporânea Assim, o corpo dá forma aos sentimentos: solidão, alegria, tristeza, empatia, carinho e saudade. O espetáculo traz ao expectador a esperança de um povo brasileiro que se revitaliza a cada canção, mesmo enfrentando problemas políticos, culturais e sociais. Movimento, som e canção em busca de dias melhores de amor e paz.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.