Observatório de Favelas abre edital para residência artística na Arena Dicró

O Programa de Residências Artísticas #LabDicró – Edição Dança vai selecionar 4 propostas com cachê de R$ 1.000 cada.

Publicado em:

Por

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residências Artísticas LabDicró – Edição Dança. Realização do Observatório de Favelas, através da Arena Carioca Dicró, o edital vai selecionar 4 propostas de grupos, coletivos, artistas da dança e companhias para participarem da residência artística e receberem apoio financeiro de R$ 1000. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de setembro através do formulário.

O programa tem como objetivo fomentar novas cenas e potencializar a produção artística, principalmente de favelas, periferias e subúrbio do Rio de Janeiro. A residência artística terá duração de 45 dias e contará com consultoria e workshops para os selecionados. Os encontros acontecerão aos domingos de outubro a novembro. Ao final deste período, haverá uma apresentação gratuita para o público no dia 19 de novembro.

Esta é a sétima edição da iniciativa, que é realizada desde 2016 e já beneficiou cerca de 30 projetos artísticos.  Para a coordenadora da Arena, Gisele Jacob, o edital reafirma o papel do aparelho como potencializador das artes no território e fomentador para as carreiras de artistas e grupos independentes e periféricos:

“A relação entre a dança e os territórios periféricos nos confirma a potência desse projeto e a importância na sua continuidade e aprimoramento. Estamos trabalhando muito para que essa frente do Programa de Residências Artísticas se estruture cada vez mais e possa alcançar a classe artística de forma plural e diversa. Neste ano teremos mais uma edição sendo protagonizada pela Dança, que vem se apresentando fortemente como uma linguagem central no nosso espaço: desde atividades formativas, artistas independentes e frequentadores da Arena Dicró”, explica

O Programa de Residências Artísticas LabDicró – Edição Dança na Dicró é apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Observatório de Favelas e patrocinado pela Smart Fit por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Conta com apoio da Donna Natureza e é realizado pelo Observatório de Favelas.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.