Casimiro: maior streamer do Brasil tem parte da sua história na Pavuna

Publicado em:

Por

Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira é um apresentador, comentarista esportivo, influenciador digital, humorista, youtuber e streamer. O Brasil inteiro conhece o ‘Cazé’ como carioca e morador da Zona Sul. O que poucos podem notar é o seu pé na zona norte do Rio de Janeiro, praticamente na Baixada Fluminense: a Pavuna.

Nascido no Rio de Janeiro, em 20 de outubro de 1993, ele viveu os anos 90 e início dos 2000 ‘viajando’ de Botafogo para a Pavuna durante as férias escolares. “Apesar de eu ser um playboyzinho otário, eu passava férias na Pavuna”, ele explica, fazendo a conexão entre morar na zona sul e visitar a zona norte. No mesmo vídeo, ele explica a sua fala: “soltava pipa, os moleque botava no alto, me dava linha e eu achava que eu era o p*ca”.

Pelas suas declarações em vídeos, Casimiro frequentava a Pavuna durante a virada do século. Ele mesmo aborda a questão da segurança, por exemplo, que era um pouco diferente na época: “na época era mais tranquilo ou eu tinha menos noção também das parada”.

Hoje a Pavuna é cercada por complexos de favelas dominadas pelo tráfico de drogas. Além disso, se tornou um bairro presente em índices de violência e com baixo IDH em comparação a outros do Rio de Janeiro.

Pavuna: destino de férias?

A infância de Casimiro foi muito marcada pelas suas visitas ao bairro, tanto que ele dispara: “Moleque do colégio me zoava, que os moleque ia pra Disney, pra Europa, e eu ia pra Pavuna”. Mas engana-se quem pensa que ele vê isso com desdém: “Eu duvido que os moleques se divertiam mais que eu”.

Feirinha da Pavuna

Historicamente famosa pela sua Feirinha, a Pavuna tem uma música nacionalmente conhecida em sua homenagem, a “Feirinha da Pavuna” de Jovelina Pérola Negra – famosa sambista que fixou suas raízes na Baixada Fluminense e, naturalmente, na Pavuna.

Na Feirinha da Pavuna era possível encontrar de tudo: desde videogames antigos a frutas frescas. Por falar em frutas, o streamer Casimiro lembra com carinho das acerolas do quintal de sua avó: “Na casa da minha avó tinha um pé de acerola e eu lembro quando eu ia pra lá, na Pavuna”.

“Eu ia com uma sacola da Sendas, enchia de acerola, voltava da Pavuna pra casa dos meus pais comendo acerola no carro, mané.”

Shopping Via Rio Pavuna

Construído no terreno da antiga estação de ônibus que conectava o bairro com a Baixada Fluminense, o Shopping Via Rio Pavuna oferece opções de compras e alimentação. Sua posição tão próxima ao metrô também torna o seu estacionamento uma opção interessante para quem precisa cruzar a Linha 2 em direção ao Centro e Zona Sul.

Endereço: Av. Sargento de Milícias, 265. Pavuna – Rio de Janeiro.

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra

Espaço público que recebe shows, feiras e diversas outras atividades culturais. É frequentemente palco de artistas nacionais e espetáculos de teatro – principalmente infatis.

Endereço: Praça Ênio, Pavuna – Rio de Janeiro.

A importância da Pavuna para Casimiro

Hoje o streamer é o maior do Brasil e um dos expoentes da plataforma Twitch pelo mundo. Entre seus muitos recursos como comunicador, a desenvoltura na frente das câmeras e especialmente o seu jeito carioca de se expressar chamam atenção.

Seu tom de voz, o gingado ao abordar temas às vezes sensíveis, lembram muito o jeito do suburbano carioca – reunindo gírias, referências e o raciocínio rápido diante de situações inesperadas. Os mais suburbanos podem se identificar com este carioca natural de Botafogo, que está longe de ser um ‘playboyzinho otário’: afinal foi na Pavuna que aprendeu algumas lições importantes para a sua vida. Principalmente soltando pipa.

Bota no alto!

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.