INSS abrirá mais 598 vagas em mutirões de BPC na Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Aconcessão de um Benefício de Prestação Continuada (BPC) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode representar uma grande mudança na vida de muita gente.

É o caso da segurada Josele Oliveira Lima, de 34 anos, que compareceu no sábado (23/4) ao mutirão da Agência da Previdência Social (APS) Engenheiro Trindade, em Campo Grande. Ela passou por avaliação social e, mediante a constatação do cumprimento das regras, saiu com a carta de concessão do benefício na mão. Josele é uma das 186 pessoas atendidas no mutirão de BPC que ocorreu no posto na Zona Oeste do Rio, no fim de semana. Treze segurados, na ocasião, tiveram o direito reconhecido e o benefício concedido.

Em abril, o INSS abrirá mais 1.098 vagas para mutirões de atendimento de BPC em seis agências na capital e na Baixada Fluminense (Confira o calendário no fim da matéria).

Os mutirões são parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Os agendamentos para as vagas devem ser feitos pela internet, via site e aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135.

Mutirões de Benefício de Prestação Continuada  na Baixada Fluminense

Em abril, os mutirões começam no dia 6 pela agência Nova Iguaçu que vai oferecer 218 vagas de avaliação social para BPC. A unidade fica na rua Estados Unidos 300, no bairro Metrópole, na cidade da Baixada Fluminense. O atendimento será das 7h às 14h.

No dia 20 de abril, o mutirão de atendimento de BPC acontece na APS Nilópolis, com 100 vagas. O posto fica localizado na Estrada Mirandela 351, no Centro.

E no último sábado do mês de abril, no dia 27, está prevista abertura de duas agências na Baixada Fluminense:

Duque de Caxias (200 vagas),cuja unidade fica na rua Marechal Deodoro 1.119, Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto.

Belford Roxo (80 vagas), na Avenida Benjamim Pinto Dias, 895 no Centro do município da Baixada Fluminense. O atendimento com assistentes sociais é com hora marcada e será entre 7h e 14h.

Somente no mês de março foram realizados 859 atendimentos de BPC por assistentes sociais do INSS em mutirões aos sábados em diversas agências.

Critérios para requerer o BPC

Tem direito de requerer o BPC, idosos e pessoas com deficiência de renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 353) per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é de um piso nacional (atualmente de R$ 1.412).

Não é necessário ter contribuído para o INSS para requerer o benefício, basta cumprir os requisitos previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Quem recebe BPC, no entanto, não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.

Para os maiores de 65 anos de idade, é feito avaliação administrativa, da renda e da composição familiar, para ver se atendem aos critérios da Lei Orgânica de Assistência Social. Esse grupo não passa por avaliação dos assistentes sociais e nem por perícia médica.

Calendário completo de mutirões de BPC em abril

06/04 – APS Nova Iguaçu – 218 vagas

13/04 – APS Avenida Brasil – 240 vagas

20/04 – APS Nilópolis – 100 vagas

20/04 – APS Praça da Bandeira – 220 vagas

27/04 – APS Duque de Caxias – 200 vagas

27/04 – APS Belford Roxo – 80 vagas

27/04 – APS Praça da Bandeira 40 vagas

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse