Roda de conversa “Baixada de Cidades” amplia debate sobre direito ao espaço urbano

Publicado em:

Por

No próximo sábado (11), o Sesc Nova Iguaçu recebe a roda de conversa “Baixada de Cidades” e visita guiada à exposição fotográfica “Rio de Cidades – Paisagens Mutantes de Luiz Baltar”. Em parceria com a FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), o evento pretende fomentar uma discussão enraizada na realidade urbana da Baixada Fluminense, promovendo reflexões e possíveis soluções para os desafios enfrentados pela região. Aberta ao público, a iniciativa é gratuita e não necessita de inscrição.

A visitação com o Luiz Baltar, autor da exposição, irá começar às 15h e será seguida pela roda de conversa. Durante a visita guiada, Luiz Baltar irá compartilhar detalhes dos processos de colagens digitais, técnicas artísticas e experiências pessoais nas obras que compõem a mostra. Com a curadoria de Marcia Mello, a exposição explora as complexidades do Rio de Janeiro e convida os visitantes a explorarem novas perspectivas da vida urbana.

A roda de bate-papo “Baixada de Cidades” busca estender as reflexões propostas pela exposição, tendo como enfoque os desafios do direito ao espaço urbano nas cidades da Baixada Fluminense. A atividade, que promete abordar o tema sob múltiplas perspectivas, tem como convidados Manoel Ricardo Simões – mais conhecido como Breguelé, geógrafo, professor e membro do Conselho Municipal da Cidade de Nilópolis e do Conselho de Meio Ambiente de Nilópolis; Giordana Moreira, produtora cultural e autora de projetos voltados à territorialidade baixadense e às relações de gênero na cultura; e Rose Cipriano, professora da Educação Especial, coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) de Duque de Caxias e articuladora do Coletivo “Minas da Baixada”. O Luiz Baltar, fotógrafo documentarista e artista visual, cujo trabalho se concentra nas questões de território, cultura e direito à cidade, marca presença como uma peça-chave nesse diálogo. A mediação do encontro ficará por conta de Aercio Barbosa de Oliveira, coordenador da FASE RJ, e integrante da Rede Popular em Saneamento e Saúde e do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.

“A roda de conversa pretende ampliar as reflexões propostas pela exposição ‘Rio de Cidades’. Nosso interesse é ir além das proposições estéticas e explorar questões da cidadania, do território e do coletivo”, pontua Baltar.

A exposição “Rio de Cidades – Paisagens Mutantes de Luiz Baltar” ficará em cartaz até 2 de junho, de terças a sextas, das 9h30 às 19h30, e sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30, na Galeria do Sesc Nova Iguaçu.

SERVIÇO
Visita guiada à exposição “Rio de Cidades” + Roda de conversa “Baixada de Cidades”
Data: 11 de maio
Horário: a partir das 15h
Gratuito
Indicação etária: livre
Local: Galeria do Sesc Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.