Filme que leva reflexão sobre saúde mental é gravado em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

Afinal, a vida é sobre o que? A pergunta não possui resposta objetiva. É uma questão da filosofia, da religiosidade, da psicologia. O que a produção escrita e dirigida por Thiago Kuerques filmada em junho na cidade de Nova Iguaçu traz é que a vida não é sobre coisas.

O filme trata do encontro entre um jovem de 20 anos em crise depressiva e decidido a tomar uma atitude drástica e uma mulher mais resolvida e instantaneamente empática com a situação do rapaz. “Já escrevi, produzi e dirigi um documentário sobre como nascem as minhas histórias literárias e foi incrível”, conta Thiago. No entanto, o criador da ideia do curta-metragem diz que “A Vida Não é Sobre Coisas” marca de fato sua estreia na direção cinematográfica.

“A ideia do filme surgiu de um sonho que se tornou um conto e logo em seguida senti que poderia ser um bom roteiro. Sou escritor, jornalista e professor e são minhas áreas de mais conforto. O roteiro e a direção foram desafios e acho que deu certo. Já estou ansioso pra estreia.”

Com equipe inteiramente formada por profissionais da Baixada Fluminense, o curta-metragem é fruto de leis de incentivo, neste caso a Lei Paulo Gustavo executada na cidade em questão. Emanuel Sedano trabalhou na assistência de direção. Já a direção de fotografia é de Joshua Moraes com assistência de fotografia de Gabriel Santana. A direção de som ficou a cargo de Carlos Fontinha. Brenda Vasconcelos realizou a produção com auxílio de Filipe Porto. Já a direção de arte foi conduzida por Luciano Santos. Still e Making-off foram feitos por Seri enquanto a edição fica por conta de Vio Anchieta.

Os dois personagens do curta-metragem foram vividos por Marcos Carneiro, ator e produtor cultural, e Elisa Fernandes, atriz estreante e psicóloga. Segundo os atores, as cenas foram intensas por conta dos diálogos e, principalmente, da temática.

Em estudo recém-publicado na The Lancet Regional Health – Americas, desenvolvido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores de Harvard, foram apontados dados sensíveis sobre saúde mental. Os resultados apontaram para um crescimento de 6% ao ano na taxa de suicídios entre os anos de 2011 e 2022 em jovens entre 11 e 24 anos. É pela importância do autocuidado e de valorização à vida que o filme se tornou mais que uma ficção para as telas.

O curta-metragem “A Vida Não é Sobre Coisas” faz parte de um projeto que engloba também a exibição em escolas e outras instituições da região da Baixada Fluminense. Os eventos terão um momento para debate e conversa com membros da equipe e com a própria psicóloga Elisa Fernandes tanto sobre o tema da saúde mental quanto das questões que envolvem a produção de um filme. O lançamento está previsto para outubro de 2024.

SERVIÇO
Curta-metragem “A Vida Não é Sobre Coisas”
Direção: Thiago Kuerques
Instagram: @avidanaoesobrecoisasfilme

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.