Voz das Comunidades envia doações para a Baixada Fluminense

Doações foram recebidas no Galpão Gomeia pelo Movimenta Caxias

Publicado em:

Por

Nesta sexta-feira (19), a Baixada Fluminense recebeu um reforço no auxílio às famílias mais afetadas pelas chuvas: um caminhão com doações organizadas pelo Voz das Comunidades descarregou mais de 100 cestas e outros 100 kits de de limpeza. Quem articulou o recebimento no Galpão Gomeia foi o Movimenta Caxias, que tem atuado na cidade especialmente nos bairros do Amapá, Pilar e Vila Aliança.

Juliana Garcia, Coordenadora do Instituto Nós em Movimento e integrante do Movimenta Caxias, tem se envolvido diariamente com a articulação de doações. “Queremos agradecer imensamente pelo apoio da Coalizão Negra por Direitos e do Voz das Comunidades, que sempre atendem ao chamado quando as coisas apertam, assim como outros parceiros e das centenas doações individuais parceiros que viabilizado as ações de emergência; a maior parte foi entre R$ 1 a 50 reais”, explica.

Os efeitos das chuvas não se resumiram às inconveniências na mobilidade durante o temporal: famílias perderam móveis, alimentos, documentos e tudo que a água pode levar – inclusive a saúde.

Famílias estão montando lonas no cimento para dormirem, pedindo álcool para passar na perna diante da exposição à doenças nas águas das enchentes. Cadê o Estado? Muito triste e revoltante!
– Juliana Garcia

O Movimenta Caxias é uma articulação comunitária. Desde 2018 reúne uma rede de moradores e lideranças de diversas áreas da cidade – estudantes, professores, sem teto, produtores rurais, religiosos, negros e negras, LGBTs etc – que visa refletir sobre o cenário atual e buscar melhorias concretas para a região. Seu trabalho é voltado para as periferias e favelas caxienses, realizado reuniões de bairros, caminhada pela paz, seminário de segurança pública, além de debates em escolas e universidades. Suas campanhas de arrecadação de doações já atingiram milhares de famílias.

O Voz das Comunidades é uma Organização não governamental (ONG) e Jornal Comunitário que traz notícias das favelas do Rio de Janeiro. Foi criado em 2005, no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.