Estudantes podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Publicado em:

Por

Estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais podem participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Para realizar a inscrição, cada escola deve inscrever um professor responsável, até o dia 17 de agosto, no site www.obfep.org.br. Na última edição, que aconteceu em 2016, oito alunos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro faturaram medalhas.

O Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, em Valença, recebeu duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Cinco alunos foram premiados nas etapas nacional e estadual. O C.E. Sol Nascente, em Cachoeiras de Macacu, obteve duas medalhas de ouro. Já os colégios estaduais Doutor Guilherme Milward, também de Valença, e Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, em Niterói, conquistaram uma medalha de ouro cada.

As provas da 1ª fase contarão com questões de múltipla escolha e serão realizadas no dia 24 de agosto. As avaliações teóricas da 2ª fase acontecerão no dia 21 de outubro.  A Olimpíada tem como propostas a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, possibilitando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e interesse pela Ciência e pela Física, em particular.

A OBFEP é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela sua organização.

Inscrições para Olimpíada Nacional de Ciências

Outra oportunidade é a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As inscrições vão até o dia 12 de agosto e devem ser feitas na página www.onciencias.org. Os professores da rede estadual devem fazer o credenciamento no site para que os estudantes participem das provas. A olimpíada é destinada a alunos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e do 9º ano do Ensino Fundamental.

A ONC também é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Química (ABQ).

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.