Baixada Fluminense terá 14 novas escolas de tempo integral profissionalizante

Publicado em:

Por

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, anunciaram, nesta segunda-feira (22/10), as novas Escolas em Tempo Integral que oferecerão Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo. No total, serão 61 novas unidades que já terão matrículas abertas, a partir do dia 31 outubro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Os alunos que concluírem os estudos nessas escolas terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA).

Com essas novas unidades, o estado Rio de Janeiro alcançará a marca de 241 escolas em tempo integral profissionalizantes funcionando em 88 dos 92 municípios. O total é equivalente a cerca de 26% das unidades de Ensino Médio da rede pública estadual.

– Sempre acreditei neste modelo de escolas em tempo integral, pois o caminho para transformação e formação da cidadania passa pela educação. É importante destacar que, nos últimos quatro anos, teremos implantado mais escolas em tempo integral profissionalizantes, 105% a mais do que o acumulado (117 escolas) deste modelo em toda história do Rio de Janeiro – afirmou o governador Pezão.

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, frisou que, em muitos casos, estão sendo aproveitadas estruturas do passado, que estavam subutilizadas, como dezenas de CIEPs (‘Brizolões’).

– Das 61 novas escolas nessa modalidade, 26 serão ‘Brizolões’ (CIEPs). Com isso, além do ganho pedagógico e de desenvolvimento dos alunos, o projeto também se torna uma ação de resgate desses patrimônios que estavam subutilizados – destacou.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, e o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai, entregaram a Resolução que enquadra as novas escolas dentro da legislação dos Conselhos de Classe em Administração, o que possibilitará que os alunos que concluírem os estudos recebam certificação equivalente ao Curso Técnico em Administração e registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA).

Os jovens egressos dessas unidades exercerão atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão Carteira de Identidade Profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração.

– Conquistar a aprovação do registro profissional junto aos conselhos de classe foi muito importante para a formação de nossos alunos. A iniciativa aumentará a oferta de oportunidades para os jovens, que já sairão como Técnicos em Administração com ampla aceitação no mercado de trabalho – complementou Wagner Victer.

O secretário estadual de Educação também destacou que os professores que lecionarão nessas unidades serão capacitados pelo SEBRAE e pelo Instituto Ayrton Senna.

Na ocasião, também estiveram presentes diretoras de escolas em tempo integral da capital, da Baixada Fluminense e do interior e o diretor-geral do SEBRAE do Rio de Janeiro, Cezar Vasquez.

Mesquita (2)

Colégio Estadual Poeta Mario Quintana

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco

Nilópolis (1)

Colégio Estadual Joaquim de Almeida Flores

Nova Iguaçu (2)

Ciep 358 – Alberto Pasqualini

Ciep 352 – Senador Severo Gomes

Belford Roxo (1)

Colégio Estadual Presidente Kennedy

Duque de Caxias (3)

Ciep 340 – Professora Laís Martins

Ciep 098 – Professora Hilda do Carmo Siqueira

Ciep 218 – Ministro Hermes Lima – Brasil-Turquia

São João de Meriti (3)

Ciep 397 – Paulo Pontes

Ciep 398 – Mário Lima

Ciep 135 – Afonso Henriques Lima Barreto

Guapimirim (1)

Colégio Estadual Cortume Carioca

Magé (1)

Ciep 127 – Frei Acúrcio Aloísio Gonzaga Bolwer

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.