Estudantes criam petição online para manter IFRJ em Belford Roxo
Instituição corre o risco de perder o terreno e encerrar as atividades
Publicado em:
Por Lucas Cruz
Depois de serem surpreendidos na última terça-feira (09) por uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Belford Roxo, que revoga a doação do terreno onde funciona o campus no bairro de São Bernardo, estudantes criaram uma petição online com objetivo de impedir a decisão.
O instituto recebeu da prefeitura da cidade, no ano de 2013, um terreno para construção do prédio. Na primeira fase, foram construídos módulos, mas a ideia era dar continuidade à ampliação e construir um prédio definitivo. Porém, devido as licenças necessárias que nunca saíram, as obras foram paralisadas. Com a decisão da atual gestão do município, o terreno poderá ser retirado do Instituto para ser vendido ou usado para outras finalidades.
Com uma oferta de dois cursos técnicos e 27 cursos de qualificação profissional, o IFRJ de Belford Roxo é uma referência na região, formando profissionais voltados à indústria criativa, design, moda e artes. A identidade da Baixada Fluminense pode ser vista em produções e trabalhos dos alunos da instituição que, em 5 anos, recebeu 1.987 estudantes.
O Site da Baixada esteve no ato simbólico em defesa do instituto, que aconteceu na última sexta-feira (12), e registrou a importância da unidade na formação de jovens e adultos da Baixada Fluminense.
A petição online, que até o fechamento da matéria tinha quase 1.500 assinaturas, busca defender a instituição e garantir o funcionamento das atividades de formação educacional, capacitação tecnológica, pesquisa e extensão no município de Belford Roxo.
Para acessar a petição, o link é: https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/a_camara_municipal_e_o_prefeito_de_belford_roxo_a_camara_dos_vereadores_quer_fechar_nosso_ifrj_vamos_salvar_nosso_campus_assinem/