Caravana da Leitura e do Autor Fluminense passará por Duque de Caxias

Publicado em:

Por

Em meio ao isolamento social proposto pela pandemia de Covid-19, um projeto literário vai fomentar o hábito da leitura e aproximar estudantes da rede pública do Rio de Janeiro dos livros e seus e autores. A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense vai desenvolver estratégias de democratização do acesso à leitura e ao livro, além de estimular o contato com os escritores – tudo de forma remota, mas não menos acolhedoras e interativas.

A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense terá início na primeira quinzena de setembro e ocorrerá ao longo de dois meses, com atividades direcionadas para 10 escolas municipais localizadas nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Maricá, Niterói e São Gonçalo. A ação online de circulação literária é viabilizada pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto pretende gerar impacto social atingindo aproximadamente 4 mil crianças de 7 a 14 anos, por meio apresentações artísticas e conversas com autores fluminenses. Para democratizar o acesso e garantir acessibilidade de pessoas com deficiência às atividades, serão utilizados recursos como audiolivros, intérprete de libras nas transmissões ao vivo e materiais legendados nas atividades pré-gravadas. As 10 oficinas de formação pretendem impactar cerca de 250 professores, por meio de videoaulas, podcasts e teleconferências, estimulando o uso da literatura no processo educacional. Ao final da caravana, mil livros serão doados para bibliotecas das instituições parceiras.

“Democratizar o acesso à leitura e ao livro deveria ser a meta de todo o processo educativo. É por isso que a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense é tão impactante. Ele faz o mínimo que deveria ser feito em todo o processo de aprendizado da criança, trabalhando o livro e a leitura da forma mais lúdica possível”, explica Raimundo Moreira, um dos idealizadores do projeto.

Live de abertura
No dia 4 de setembro, o projeto será lançado em uma live, na qual serão apresentadas as atividades, depoimentos dos representantes dos municípios que receberão a Caravana e dos autores e autoras que compõem a programação. Ao final, o público ainda terá o gostinho de ouvir uma das muitas histórias que serão contadas ao longo de todo o projeto.

Distribuição online de conteúdo
As atividades serão realizadas por meio de canais digitais como YouTube, Facebook e Instagram, além de sites das prefeituras dos municípios, plataforma do Projeto Escolas Criativas, plataformas Enel e site do projeto. Todo o conteúdo será acessado através de links enviados para os inscritos através do WhatsApp. Além disso, será disponibilizado material com atividades lúdicas e educativas impressas, enviados às escolas, para aquelas crianças sem acesso digital. Por fim, os conteúdos de áudio dos podcasts com os autores será transmitido nas rádios dos municípios participantes.

A formação dos professores terá duração de 4 horas, entre aula pré-gravada e aula ao vivo para tirar dúvidas através do Google Meet. Também serão disponibilizadas quatro oficinas de Ilustração e quatro de narrativa teatralizada, que entre outras plataformas, serão disponibilizadas nos portais educacionais de cada município.
Autores fluminenses nas escolas do Rio

As conversas com os autores acontecerão por meio de lives que serão transmitidas nas diversas plataformas digitais. Augusto Pessôa, Lucia Fidalgo, Júlio Emílio Braz e Bia Bedran, estão entre os escritores que participarão do projeto. A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense visa contribuir com a ODS 3, 4 e 5 onde se estabelecem como prioridades uma vida saudável, educação inclusiva e de qualidade e igualdade de gênero.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.