Belford Roxo promove ‘Semana Vamos Brincar de Ler’
Publicado em:
A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Leitura, apresenta a “Semana Vamos Brincar de Ler” com o tema: “Literatura e Brincadeira no Mundo do Faz de conta”. Será uma semana com atividades diversificadas virtuais como: brincadeiras, histórias, músicas, poesias e muito mais. Tudo isso com a participação direta ou indireta dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Belford Roxo, através das orientações dos dinamizadores de leitura de cada unidade escolar. A publicação acontecerá das 13h às 17h entre os dias 19 a 23 de outubro de 2020.
O projeto contém três categorias: “Fazendo Arte – Brinquedos e Brincadeiras”, “Clubinho da Leitura” e “Revelando Talentos”. Cada dinamizador de leitura poderá escolher uma ou mais categoria para desenvolver as atividades com seus alunos.
A “Semana Vamos Brincar de Ler” é uma proposta de inserção das atividades literárias nas comemorações do dia da criança. A partir de uma temática proposta sugere o desenvolvimento de ações lúdicas integrando a leitura e a brincadeira.
Em 2014, a semana foi realizada em torno da Tenda Literária; 2015 abordou o Centenário do Palhaço Carequinha; 2016 fez um resgate dos brinquedos e brincadeiras antigas; 2017 abordou o Centenário do Chacrinha, com a temática “Quem não se comunica se trumbica”; 2018 trabalhou com o tema “Ora fada, Ora bruxa” inspirado na obra de Sylvia Orthof e 2019 foi baseada no livro “História Meio ao Contrário”, inspirada no humor composto na obra de Ana Maria Machado Em 2020, a proposta inicial da Divisão de Leitura seria trabalhar o livro “Você Troca?” da Autora Homenageada Eva Furnari.
“O nosso objetivo era propor um trabalho onde os alunos pudessem brincar, contar, assistir, recontar, criar, promover encontros de personagens e muito mais. Porém, como é de conhecimento de todos, estamos vivendo um ano atípico, onde coisas simples do nosso cotidiano tornou-se um desafio a ser enfrentado para realizá-lo por conta da quarentena imposta pela pandemia do Covid-19, transformando assim, a forma de aprendizagem de milhares de alunos no mundo todo. Contudo a Divisão de Leitura não poderia deixar de apresentar uma contraproposta para substituir a inicial, por isso, desenvolvemos uma dinâmica a ser trabalhada no mês que se comemora o dia das crianças”, avaliou o secretário de Educação, Denis Macedo.