Nova Iguaçu: Ciep Cacilda Becker recebe programa E-tec, com novas tecnologias e grade curricular diferenciada
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O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), vai entregar, nesta sexta-feira (8/7), às 15h, o Ciep E-Tec 333 Cacilda Becker, que fica na Rua Caminho da Grama, s/n, Bairro Jardim Fonte São Miguel, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A unidade, que está totalmente reformada, é a segunda das 50 Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tec), que vão modernizar a estrutura física e pedagógica dos Centros Integrados de Educação Pública, os Ciep’s, na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 24 mil estudantes.
A medida faz parte do pacote de investimentos do governo para melhorar a qualidade do ensino público fluminense. Somente este ano, foram destinados R$ 620 milhões para construção e reforma das unidades escolares. As inovações tecnológicas implantadas na escola de Nova Iguaçu vão atender cerca de 830 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. A nova unidade escolar conta 5 turmas em horário integral, distribuídas nos turnos da manhã e tarde, que terão aulas no contraturno de artes, ecologia, games, robótica, entre outras.
Entre os recursos tecnológicos empregados estão sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers. Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira.
Outra novidade são os aparelhos de identificação facial, que além de aumentarem a segurança, servirão como base para a contenção de despesas, como, por exemplo, o cálculo correto de merenda a ser preparada com base no controle identificado. As famílias poderão acompanhar a frequência à distância através de um aplicativo da Seeduc.
Espalhadas por diferentes municípios do estado, as 50 escolas beneficiadas nesse momento foram escolhidas tomando como base o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH das localidades com maior vulnerabilidade social.
“Essa iniciativa é uma nova realidade que vai transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que chega para somar e agregar ainda mais no ensino, resgatando nesses jovens o desejo de aprender, estimulados pelas novas tecnologias e inovações” – disse o secretário Alexandre Valle, que pretende levar o projeto para todas as unidades da rede.