Firjan SENAI Caxias e Prefeitura de Magé firmam parceria para cursos profissionalizantes a alunos da rede pública

Publicado em:

Por

A Firjan SENAI Caxias e a prefeitura de Magé firmaram nesta terça-feira (17/10), parceria para a oferta de cursos profissionalizantes a alunos da rede pública de ensino. Serão oferecidas 140 vagas, em sete cursos de qualificação, entre eles os de Mecânico de manutenção de equipamentos hidropneumáticos e Serralheiro de Ferro, para os quais os interessados já poderão se inscrever no dia 25 de outubro, às 14h, na E. M. Profa Geralda Izaura Ferreira Telles (Av. Mauá s/n). A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica formalizado com as secretarias municipais de Educação e de Trabalho e Renda, por meio da Firjan Caxias e Região, que possibilitará a inclusão dos alunos no Programa de Gratuidade.

Em encontro com os representantes do poder público de Magé, o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, destacou o interesse cada vez maior de cooperar para a oferta de qualificação profissional para estudantes e população em geral da Baixada Fluminense. “Estamos em constante atuação para atender as demandas das regiões do nosso entorno. Esperamos que, por meio dessa formação, esses jovens deem o primeiro passo para a formação profissional e que os nossos cursos os impulsionem para o mercado de trabalho, que tem se tornado cada vez mais exigente”, enfatizou Leverone.

O acordo de cooperação técnica tem duração de um ano e oferecerá ainda os cursos técnicos de Caldeireiro, Eletricista Predial, Operador de Máquinas de Marcenaria, Operador de Processos na Indústria do Plástico e Operador de Produção Industrial. Esses terão início em 2024. Para garantir a inserção dos alunos no Programa de Gratuidade da Firjan SENAI, a prefeitura garantirá o transporte dos alunos para a unidade de Caxias, onde as aulas serão ministradas. “Estamos carentes de qualificação profissional e Magé tem uma dificuldade muito grande devido à distância dos grandes Centros. Esse acordo com a Firjan é de primordial importância para a qualificação e inserção no mercado, com melhores salários”, pontuou o secretário de Trabalho e Renda, Fernando Cozzolino.

A proposta é que os jovens já tenham contato com uma formação técnica ao longo da formação no Ensino Médio. “Muitos dos nossos alunos precisam ingressar no mercado de trabalho, mas não possuem qualificação. E por outro lado, temos uma carência muito grande de profissionais especializados. Então, poder ofertar esse ensino técnico para os alunos é muito gratificante. Temos excelentes alunos, que acabam não investindo em estudo por falta de opções no município”, reforçou a secretária de Educação Sandra Ramaldo.

Os cursos serão oferecidos na parte da tarde. “Inicialmente estamos oferecendo cursos para algumas áreas de maior demanda no mercado de trabalho. A proposta é alinhar a oferta com a vocação do município, de forma a promover capacitações que facilitem a absorção em empresas da região”, destacou José Oswaldo Nogueira, gerente executivo Regional da Firjan. As oportunidades são direcionadas para alunos a partir de 18 anos, que já estejam cursando o 7° ano do Ensino Fundamental. As próximas turmas serão anunciadas a partir de janeiro de 2024.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.