Escola intercultural de Nova Iguaçu recebe a visita de comitiva do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai

Representantes do governo uruguaio conheceram as dependências do Colégio Estadual Jardim Marilice e fizeram a entrega de material didático

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Uma visita esperada com muito carinho. Nesta quarta-feira (27/11), uma comitiva do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, liderada pelo cônsul-geral uruguaio no Rio de Janeiro, Alejandro Mongrell, esteve no Colégio Estadual Jardim Marilice – Intercultural Brasil-Uruguai, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Eles foram à unidade escolar para fazer a doação de materiais didáticos e promover o intercâmbio de culturas e informações, reforçando a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), a escola e o país sul-americano. O grupo conheceu a proposta da escola intercultural e ficou muito impressionado com a ideia e as iniciativas realizadas na escola.

– Este tipo de programa ajuda a contribuir com a integração dos povos, de uma forma mais profunda, entendendo diversos aspectos da cultura, artes, história e de todas as áreas de conhecimento, para que todos tenham um futuro cada vez mais promissor – afirmou o cônsul-geral.

As escolas interculturais são grande sucesso na rede estadual de ensino. Prova disso são os excelentes resultados que essas instituições conseguiram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com notas acima da média.

O projeto, implantado pela Seeduc, alia as disciplinas da matriz curricular aos conteúdos específicos em uma determinada língua estrangeira. A proposta dessas unidades é que os alunos aprendam tudo o que está disposto na Base Nacional Curricular brasileira e conteúdos relacionados ao país com o qual a escola tem parceria, além da língua nativa daquela nação. Cada escola busca ainda desenvolver uma área do conhecimento específica.

– As interculturais, para além da formação acadêmica dos estudantes, fomentam o direcionamento do olhar para outra cultura como sendo diferente, parte da diversidade do mundo, e que merece respeito e também um entendimento especial, muito a partir da imersão que prevê essa iniciativa. São portas de oportunidades para o mundo, para permitir escolhas de futuros possíveis, com a escrita de histórias de sucesso – destacou a superintendente de Projetos Estratégicos da Seeduc, Maria Cristina de Oliveira Silveira.

A comitiva conheceu todas as dependências do colégio, sendo recebida com festa pela comunidade escolar. Durante a entrega de livros e ações culturais, os uruguaios se sentiram em casa, ambientados com as características específicas da instituição, que aproxima os alunos da Baixada Fluminense do país vizinho.

Além do cônsul-geral, o grupo foi formado ainda pelo diretor-geral de Relações Internacionais e Cooperação da La Administración Nacional de Educación Pública (ANEP), Héctor Enrique Goñi, e pela diretora de Planificação Educativa, Veronica Zorrilla de San Martín.

– Estamos aqui já planejando o ano de 2025, com a elaboração de um cronograma de trabalho, contemplando esta ideia de intercâmbio cultural, com trocas de informações e conhecimentos. Nosso intuito é criarmos a melhor maneira para que estes estudantes aprendam cada vez mais, e não apenas o idioma espanhol. Queremos que eles estejam cada vez mais familiarizados com a cultura de nosso país – destacou Héctor Goñi.

A Seeduc mantém o programa das interculturais no Ensino Médio desde 2014. Atualmente, são 27 escolas em tempo integral, ofertando o ensino da cultura de vários países e o idioma, como inglês, espanhol, francês, mandarim, turco, japonês, italiano, alemão e russo. Tudo isso é possível graças a parcerias e acordos com embaixadas, consulados ou instituições da Alemanha, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Paraguai, Rússia, Suécia, Turquia e Uruguai.

– Estamos tendo uma excelente oportunidade de estarmos mais próximos e queremos estar cada vez mais inseridos na cultura uruguaia, com suas características e especificidades – concluiu a diretora-geral da escola da Baixada, Margareth Cataldi.

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