Rede Baixada em Cena realiza mostra no Galpão Gamboa

Publicado em:

Por

Entre os dias 12 e 21 de agosto, a Rede Baixada em Cena – formada por 17 coletivos da Baixada Fluminense – retorna para mais uma mostra, desta vez em parceria com o Galpão Gamboa. A terceira edição da Mostra Baixada em Cena na capital do estado (nona, contando as edições anteriores, em cidades da Baixada), foi desenhada ainda nos bastidores do Prêmio Shell, quando Marco Nanini, idealizador do espaço cultural, convidou o movimento, vencedor na categoria Inovação, para ocupar o espaço.

Dessa vez, a mostra amplia os horizontes e apresenta não apenas espetáculos teatrais como também curtas-metragens de grupos da região, em parceria com o Festival de Cinema da Baixada Ver Cine e com o Cine Faces Festival. Além dos espetáculos e filmes, compõem a extensa programação performances, bate-papo com as companhias da rede após os espetáculos e mesas com convidados ilustres como Pablo Capillé e Marcus Faustini, que discutirão a atuação das redes e o atual momento do setor cultural na metrópole carioca.

“O movimento, que já existe há quase uma década, nasceu da vontade de realizar um encontro entre grupos de teatro baseados na Baixada Fluminense, pensadores, público e produtores culturais, para discutir a criação estética e o poder de mobilização por meio das vivências cênicas da região”, diz Lino Rocca, um dos fundadores da Rede Baixada Em Cena e integrante do CETA, de Nova Iguaçu. A primeira edição da mostra na capital foi realizada em março de 2016 nas Bibliotecas Parque do Centro, de Manguinhos e da Rocinha e teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, que novamente apoia o evento nesta edição. Mais de duas mil pessoas prestigiaram a ação.

Criada em 2008, a Rede Baixada em Cena, que hoje mobiliza 17 grupos de nove diferentes cidades, tem o objetivo de resistir coletivamente a desafios comuns aos artistas de teatro da região, como a falta de apoio técnico e financeiro às ações artísticas e culturais desenvolvidas, assim como potencializar a visibilidade da produção cênica da Baixada. A Rede também se propõe a fortalecer a consciência política e participativa de artistas e produtores, por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalhos coletivos. Apesar de ser um novo modelo de organização na Baixada Fluminense, a Rede Baixada em Cena já apresenta resultados satisfatórios como instrumento de luta e organização social.

Serviço:

MOSTRA BAIXADA EM CENA

De 12 a 21 de agosto, co​​​​​​m atividades em diversos horários

Local: Galpão Gamboa – Rua da Gamboa, 279 – Centro, RJ

Ingressos a partir de R$ 2,00 para os espetáculos e demais atividades gratuitas

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.