Japeri recebe espetáculo  “Yaperi_aquilo que flutua”

Publicado em:

Por

A Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio do programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica apresentam o espetáculo “Yaperi_aquilo que flutua”, uma concepção artística da Peneira, em intercâmbio com a Cia Código de Artes Cênicas.

A estreia será em Japeri, no dia 19 (sábado), às 19h, na Avenida Leni Ferreira, s/nº, no Centro da cidade, e haverá ainda uma encenação em Bangu, na Zona Oeste do Rio, no dia 27 (domingo), às 18h, na Praça Guilherme da Silveira, s/nº. Todas as apresentações são gratuitas.

Neste trabalho, experiências e memórias são vivenciadas durante um longo trajeto em direção a terra de Yaperi, lugar marcado por encontros, disputas e atravessamentos. À partir do deslocamento pela cidade e a construção de narrativas, a peça desvela lendas, imagens e personagens do imaginário popular. Tal pesquisa faz parte de uma investigação estética da Peneira, através do projeto Teatro e as narrativas do território, que vem buscando por intermédio da arte-comunidade, possibilidades de experienciar processos coletivos que perpassam pelo contato com a urbe, o corpo e a palavra.

“Num momento de crise, sobretudo dessa crise social e representativa que nos mostra agressivamente o quão assimétrica é a nossa sociedade, estamos propondo para as ruas um tipo de teatro que discute as nossas inquietudes, e leva para a cena as histórias, e os personagens do dia a dia”, revela a atriz Michele Lima Pereira.

Fazem parte do elenco, Alex Teixeira, Carol França, Débora Crusy, Jorge Braga Jr., Luiz Fernando Pinto, Michele Lima Pereira, Nil Mendonça e Rita Diva.

Grupos se encontrarão em festival de Portugal

​​Em setembro, as pesquisas artísticas comunitárias da Peneira e da Cia Código de Artes Cênicas serão apresentadas na cidade do Porto, em Portugal, durante o Encontro Internacional de Arte e Comunidade (MEXE).

Os atores Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto, da Peneira, vão representar o grupo, falando sobre o artigo “Sarau do Escritório – O maior espaço de coworking artístico do Rio”, e doutorando de artes cênicas da Unirio, Jorge Braga, do Código, mostra seu trabalho acadêmico, intitulado “História e perspectivas do Teatro em Comunidades da Baixada Fluminense”.

Ao longo do mês de setembro, os integrantes da Peneira também irão excursionar pelas cidades de Évora, Lisboa, Coimbra e Porto, realizando o workshop “Teatro e sua arte pop_corpo e cidade”, e edições itinerantes do Sarau do Escritório, evento mensal que acontece há quatro anos no bairro da Lapa, região central do Rio, e que já passou por municípios da Baixada Fluminense, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.  

Sobre a Peneira

A Peneira é uma organização multicultural criada no Rio de Janeiro em 2010, e que busca possibilidades estéticas em suas variadas ações no campo da indústria criativa. Atuando com teatro, através da combinação de linguagens, propõe processos artísticos e estratégias de viabilização, mobilização e metodologias propulsoras para transformações culturais e sociais.

Sobre a Cia Código de Artes Cênicas

Criada em 2005 na cidade de Japeri a partir de oficinas de qualificação artística com o grupo Nós do Morro através do projeto Tempo Livre, realizado pelo Sesc Rio, a Cia Código de Artes Cênicas é uma das ações do Grupo Código, e consiste em uma das companhias mais consolidadas da região, com um trabalho continuado de pesquisa de linguagem que resultou na criação de sete espetáculos em seus 12 anos de existência.

É uma das principais articuladoras da Rede Baixada Em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017, na categoria Inovação.

Serviço:

Yaperi_aquilo que flutua (60min)

Datas, horários e locais:

Sábado, 19/08, às 19h – Avenida Leni Ferreira, s/nº – Centro/Japeri

Domingo, 27/08, às 18h – Praça Guilherme da Silveira,  s/nº – Bangu

Informações: peneira.org / fb.com/peneira.org    

Classificação: Livre

Gratis  

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.