Queimados amplia vacinação contra HPV para jovens de até 26 anos
Publicado em:
A Prefeitura de Queimados, seguindo orientação do Ministério da Saúde, ampliou temporariamente até a próxima terça-feira (29) a faixa etária de vacinação contra o HPV para homens e mulheres de até 26 anos em todas as unidades de saúde do município. O imunobiológico era ofertado somente para meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, pessoas com HIV e Aids e pacientes transplantados e oncológicos.
A ampliação decorre do fato das baixas coberturas de vacinação e também em função da proximidade do prazo de validade de doses estocadas no município. Em Queimados, 2.483 moradores já se imunizaram. Os interessados precisam levar carteira de identidade e cartão de vacinação para serem cadastrados e assegurados na segunda e terceira dose da vacina.
A vacina HPV (sigla inglesa para Papiloma Vírus Humano) é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, considerada a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Já nos homens, ela protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus e, ainda, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.
“É importante que os moradores com até 26 anos procurem um de nossos postos de saúde o quanto antes para receber a primeira dose do medicamento, principalmente os transplantados e os portadores de HIV, para evitarem doenças futuras”, alertou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.
A vacinação é contra indicada às grávidas, pessoas com alergia a alguma composição de medicamento, em casos de febre, doenças agudas e trombocitopenia – problemas de coagulação sanguínea e redução do número de plaquetas.