Jovens concluem pesquisas sobre dados sociais em Paracambi e Japeri

Publicado em:

Por

Os levantamentos sobre dados sociais em Paracambi e Japeri, feito por Jovens Pesquisadores do projeto Baixada para Cima!, já estão sendo tabulados, e em breve serão entregues aos gestores destes municípios. Os dados coletados irão para um relatório final, que tem o objetivo de contribuir para orientação aos gestores em políticas públicas sociais.

O Baixada para Cima! (BPC) é um projeto co-financiado pela União Europeia e é coordenado pela organização italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e pela Ong brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER. O objetivo do projeto é aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em vulnerabilidade cultural, econômica e social.

Os jovens pesquisadores realizaram o levantamento dos dados sociais durante três meses. Durante a pesquisa de campo os jovens também foram multiplicadores, junto às famílias dos bairros, de informações que facilitarão o acesso aos serviços sociais básicos. Antes da pesquisa de campo os jovens participaram do Curso de Formação em Direitos e Cidadania, oferecido pelo projeto Baixada para Cima! em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Curso foi dividido nos módulos Comportamental, Direitos Humanos, Gestão de Riscos, Noções do SUAS e Técnicas de Pesquisa.

Em Paracambi a pesquisa de campo terminou em 1 de setembro. Os jovens fizeram entrevistas com as famílias dos bairros Guarajuba, Cabral, Ponte Coberta, Km9 e Floresta, todos área de atuação do Centro de Referência em Assistência  Social (CRAS) Guarajuba. No último dia eles visitaram o Acampamento Sem Terra Marli Pereira da Silva, no bairro Km9. Os jovens conversaram com os acampados, que contaram suas histórias,  e ainda falaram sobre questões da reforma agrária no Brasil, dos latifúndios improdutivos, o problema do agronegócio, dos agrotóxicos e dos transgênicos.

Em Japeri a pesquisa de campo chegou a ser interrompida em alguns períodos devido a questões de segurança em alguns locais, o que comprometeu o término do levantamento. A coordenação do projeto está planejando a retomada da pesquisa para conclusão da amostra previamente estabelecida. Os jovens percorreram os bairros Cosme e Damião, Santa Terezinha, Granja Iguaçu, Caramujos e Mucajá.

O levantamento dos dados contou com a parceria das prefeituras de Paracambi e Japeri, por meio das secretarias de Assistência Social, e do Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu (CDH), além de apoio do Observatório Social Intermunicipal da Baixada Fluminense (OSI).

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.